Professora Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atuando no Departamento de Arte Dramática e Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, onde orienta mestrado e doutorado nos campos de pesquisa de ?processos de criação cênica? e ?poéticas cênicas tecnológicas?. Possui formação em Direção Teatral pela UFRGS, Diploma de Estudos Aprofundados pela Université de Paris III, onde obteve também seu Doutorado em Estudos Teatrais (1991, bolsa CAPES) com a tese "Le Processus Créateur de l'Acteur: Stanislavski et Grotowski, étude d'une filiation, sob a orientação de Jean-Pierre Ryngaert. Em 2006, contemplada com bolsa de pesquisa do Ministério de Relações Exteriores do Canadá, realizou pesquisa de campo junto a importantes criadores cênicos/multimídia daquele país. Desde 2008, é bolsista produtividade de pesquisa CNPq, atualmente PQ 1B, desenvolvendo estudos no campo da Cena e Intermedialidade, com foco na relação das Artes da Cena e a Tecnologia, tema central de Estagio Sênior realizado em 2017-18, junto ao CNRS/Université de Paris III, sob a supervisão da Profa. Béatrice Picon-Vallin. Desde 2016, coordena o acordo de cooperação entre o PPg Artes Cênicas/UFRGS e o Laboratoire d?Études en Sciences des Arts (LESA) ? Aix-Marseille Université. Atuou como representante da área de Artes Cênicas no Comité Artes e Comunicação/ CNPq (2019-2022) e como Coordenadora do Comitê no período de 2021-22. Participou no Grupo Assessor da Diretoria Internacional da CAPES no período de 2017-2021. Integrou a Comissão Artes Cênicas SESU/MEC durante dois mandatos, de 1998 a 2002, tendo estado no segundo como coordenadora, liderando o processo de elaboração das diretrizes curriculares do ensino superior de Teatro e Dança e participando diretamente das avaliações de inúmeros cursos de graduação do país. Possui experiência de gestão administrativa em cargos de Direção de Unidade, Chefia de Departamento e Coordenação de Programa. Sócia fundadora da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação (ABRACE), presidiu a mesma entidade no período de 2011-2012. Coordenou vários projetos com financiamento FAPERGS e CNPq, concretizando ações em parcerias com o Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas/UFBA, Programa de Pós-Graduação em Letras/UFPA, Laboratoire Art Médiation Culturelle ? Aix-Marseille Université e a International Brecht Society (promovendo a realização do 14 Simpósio da associação, sob a presidência de Hans-Thies Lehmann). Faz parte da Comissão Editorial de importantes periódicos nacionais da área de Artes Cênicas. Atua como organizadora das obras Ensaios em Cena (edição ABRACE, 2010), Cena, Corpo e Dramaturgia: entre tradição e contemporaneidade (ed. Pão e Rosas, 2012), Tempos de Memória: vestígios, ressonâncias e mutações (ed. ABRAE, 2013). Tem publicações em coletâneas nacionais e estrangeiras, entre as quais Otras geografías / Otros mapas teatrales : Nuevas Perspectivas Escénicas Latinoamericanas (Argentina/Polônia) e La Critique, un art de la reencontre (França). Contribui continuamente com periódicos nacionais e internacionais, tendo publicações entre outros nos periódicos Culture Teatrali (Università degli Studi di Bologna); Incertain Regard (Universidade de Aix-Marseille); Estudos da Presença (UFRGS), Sala Preta (USP), Urdimento (UDESC), Cena (UFRGS) Repertório (UFBA). Em colaboração com a pesquisadora Silvia Fernandes organizou o dossiê temático Teatro em campo expandido em Art Research Journal v.3, n. 1 (2016). Entre suas últimas publicações destacam-se a organização do dossiê temático Poéticas Tecnológicas: Realidade Aumentada, Revista Cena v. 25 (2018), reunindo artigos de autores brasileiros e franceses além de texto de própria autoria; o artigo Teatro e tecnologias de presença à distância: invenções, mutações e dinâmicas, publicado na Revista Urdimento, v. 3 (2021) e a organização da obra Les pratiques transcéniques brésiliennes (2021), publicada na França Presses Universitaires Aix-Provence.