Cristina de Souza Grossi
Doutora (PhD) em Educação Musical pelo Instituto de Educação da Universidade de Londres (Inglaterra - 1999), com orientação de Keith Swanwick. Mestre em Educação Musical pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre, 1990). Docente do Departamento de Artes da Universidade Estadual de Londrina de 1982 até 2002; nesta instituição foi Coordenadora do projeto de reformulação curricular, que implantou a Licenciatura em Música (1993), pesquisadora no campo da Percepção Musical e professora de música no curso de Graduação em Música. Professora Adjunto do Departamento de Música da Universidade de Brasília (UnB) de 2002 até 2012, tendo atuado na graduação (presencial e a distância) e na pós-graduação (mestrado), em atividades de ensino, extensão e pesquisa. Com publicação no Brasil e Exterior, ministrou oficinas e cursos de educação auditiva musical e proferiu palestras em encontros, seminários e congressos. Coordenou o Grupo de Pesquisa sobre o Ensino e a Aprendizagem da Música Popular (G-PEAMPO). Desenvolveu trabalhos voltados aos seguintes temas: formação de professores de música, ensino a distância (EAD), educação auditiva, música popular, concepções e preferências musicais, e aprendizagem musical informal. Foi consultora ad hoc da CAPES e do CNPq, bem como de Revistas e Periódicos Científicos de Música. Coordenou o I e II Simpósio sobre o Ensino e Aprendizagem da Música Popular (SEAMPO, 2008 e 2010). Foi membro do Conselho Editorial da Revista da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM) na gestão 2003-2005 e Vice-presidente dessa Associação na gestão 2005-2007 e 2007-2009. Membro também da IASPM e ISME. Foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação - Mestrado Música em Contexto - do Departamento de Música da UnB, de agosto de 2009 a julho de 2011. Atualmente é professora do Curso de Licenciatura em Música a Distância do Programa Universidade Aberta do Brasil - UnB.
Graduate in Bacharel in Music Instrument - Piano, at Paulista Facullty of Arts (São Paulo, 1980), master's in Music by the Federal University of Rio Grande do Sul (1990) and PhD in Music Education at Institute of Education - University of London (1999). Has experience in Arts, acting on the following subjects: Music Perception, Listening Assessment, Learning Popular Music, Dimensions of Music Experience, Informal and formal tearning, Music Teachers Training.
Áreas De Investigação
- Publicações
- Ensino
- Identidade
- Ver todos
