Publicações no BrCris
 

Cancionila Janzkovski Cardoso

Pesquisadora Associada da Universidade Federal de Rondonópolis e Professora Titular (Aposentada) da Universidade Federal de Mato Grosso. Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso - Campus de Rondonópolis (1984), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995), doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000), com estágio no Institut National de Recherche Pédagogique (Paris) e Pós-Doutorado pela Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: alfabetização e letramento, história da alfabetização, leitura, cartilhas e livros escolares e memórias de professoras. Publicou os livros "Da oralidade à escrita: o processo de produção do texto narrativo no contexto escolar" (INEP/COMPED e EdUFMT, 2000); "A socioconstrução do texto narrativo no contexto escolar: uma perspectiva longitudinal" (Mercado de Letras, 2003); "O que as crianças sabem sobre a escrita?" (EdUFMT e Central de Textos, 2009); "Cartilha Ada e Edu: produção, difusão e circulação (1977-1985)" (EdUFMT, 2011), além de capítulos de livros e artigos em periódicos. Coordenou o Mestrado em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso, campus de Rondonópolis (2010-2014) e o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Mato Grosso - 2013-2016). É coordenadora do Grupo de Pesquisa ALFALE - Alfabetização e Letramento Escolar.
graduate at Licenciatura Plena em Pedagogia from Universidade Federal de Mato Grossso - Campus de Rondonópolis (1984), master's at Education from Universidade Federal de Minas Gerais (1995) and ph.d. at Education from Universidade Federal de Minas Gerais (2000). Has experience in Education, focusing on Education, acting on the following subjects: história da alfabetização, circulação de cartilhas, alfabetização, memórias de professoras and cartilhas.

Áreas De Investigação áreas de pesquisa

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Afiliação
  •  
  • Publicações
  •  
  • Pesquisas
  •  
  • Ensino
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •