Hildalia Fernandes Cunha Cordeiro
Hildalia Fernandes é educadora; foi professora substituta na FACED/UFBA responsável pelos componentes: Educação e relações étnico-raciais e Introdução ao trabalho científico (julho de 2020 à agosto de 2021); doutoranda em Literatura e Cultura pelo PPGLITCULT/UFBA (concluinte); bolsista CAPES (encerrado em setembro de 2022); mestre em Educação e Contemporaneidade pela UNEB na linha 1: Educação, memória, processos civilizatórios e pluralidade cultural. Foi docente nas licenciaturas de letras e pedagogia com os componentes: Fundamentos e Metodologia do Ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Indígena; Leitura e Produção textual; Fundamentos e Metodologia da Educação Ambiental e Pesquisa em educação na Faculdade D.Pedro II até dezembro de 2016. É especialista em História e Cultura Africana e Afro-Brasileira pela Fundação Visconde de Cairu (2009); especialista em Linguística Textual com ênfase em Análise do Discurso pelo CEPOM (1995) e concluinte na especialização em Consciência e Educação pelo ISEO. É, também, pedagoga (Faculdade D. Pedro II - 2016). Prestou Consultoria para a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Salvador (SMEC) em Africanidades e Lei 10.639/03 (2005 a 2007) e Coordenou o grupo de pesquisa em Relações Étnico-raciais nos cursos de Letras e Pedagogia da Faculdade D. Pedro II (2011).Oorienta trabalhos de conclusão de curso que versem sobre as temáticas: educação e relações étnico-raciais, literatura negra, escrita literária de mulher negra diaspórica, literatura negro-brasileira para crianças e jovens, história de vida e de formação de professores.
Professora formadora (PARFOR) Educação das relações étnico-raciais na empresa UNEB: i) Campus VI - IRECÊ Licenciatura em Artes Visuais - Universidade do Estado da Bahia (2013); ii) na Licenciatura de Geografia com o componente Pluralidade Cultural; iii) na Licenciatura em pedagogia em ITAGUAÇU (Xique - Xique) e foi Professora formadora (UAB) Relações Étnico-raciais na empresa UFBA no Curso EJA na Diversidade (2013).
Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Católica do Salvador (1993) mas não atua. Pesquisa sobre escrita literária de mulheres negras (em especial vida e obra de Carolina Maria de Jesus e Toni Morrison), narrativas de professoras negras e cabelo como símbolo identitário e educação antirracista.
É, ainda, contista, tendo contos publicados nos Cadernos Negros 36 e 38 e na antologia Olhos de Azeviche 2, dentre outras.
Lançou seu primeiro livro solo de contos - Patuás em setembro de 2022 pela Editora Segundo Selo.
É curadora do Projeto Lendo Mulheres Negras (2020 e 2021). Foi curadora do Encontro Periférico de Artes (2019, 2020 e 2021) e é Erva Doce na Capoeira.
Foi, também, docente no Cursinho pré-vestibular Vilma Reis (FACED/UFBA) com o componente curricular: Literatura negro-diaspórica.
graduate at Serviço Social from Universidade Católica do Salvador (1993).
Áreas De Investigação
- Publicações
- Identidade
- Ver todos
