Andréia Veber
Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá. Mestre em Música - Educação Musical pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Licenciada em Música pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Desde 2011 é professora no departamento de Música da Universidade Estadual de Maringá. Atualmente é coordenadora do curso de Graduação em Música. Durante dois anos, foi coordenadora do curso de graduação Segunda Licenciatura em Música - PARFOR e, durante quatro anos, o Curso de graduação Licenciatura em Artes Cênicas. Foi coordenadora de área do PDE (Programa de desenvolvimento educacional) - Arte UEM e do projeto Interdisciplinar PIBID (Programa de incentivo de bolsa de iniciação à docência) -UEM. Nesta instituição, coordenou, também, projetos de extensão ligados ao ensino e aprendizagem de música, estudos de música da cultura popular brasileira e desenvolvimento de propostas de integração entre as diferentes áreas artísticas. Foi criadora e coordenadora do projeto Roda de Choro UEM, com ênfase no estudo do gênero Choro, percussão brasileira, patrimônio cultural e culturas populares. Nestes projetos, atuando como professora, instrumentista e pesquisadora. Atua, também, com temáticas relacionadas à formação de professores e inserção da música na escola de educação básica, com foco especial para a Educação Patrimonial e suas interfaces com as Artes. De 2015 a 2016 foi nomeada como especialista representante do ensino superior da comissão para elaboração do texto preliminar da primeira e segunda versão da Base Nacional Comum Curricular - BNCC. em 2018, como artista e acadêmica residente, atuou como codiretora do Projeto de Internacionalização entre a universidade Estadual de Maringá e Universidad de OHiggins - Chile, voltado para investigações, formação docente e atuação comunitária abarcando o tema Educação Patrimonial no campo das artes e estudos sobre patrimônio cultural latino americano em interface com música, cultura e educação. Projeto que formou parte da investigação de doutorado tendo como título "Educação musical em um contexto de internacionalização: representações sociais de professores sobre patrimônio cultural e culturas populares".
graduation at Licenciatura em Música from Universidade do Estado de Santa Catarina (2003) and master's at Music from Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Has experience in Arts, focusing on Musical Education, acting on the following subjects: jogo de improvisação and educação musical.
Áreas De Investigação
- Visão geral
- Publicações
- Identidade
- Ver todos