Possui graduação em Letras Português/Inglês pela Fundação Educacional de Caratinga (1996), mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001) e doutorado em Linguística Aplicada, também pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013), na linha de pesquisa Linguagem e Tecnologia. Atuou como professora da EBTT (Educação Básica, Técnica e Tecnológica) no Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais até 2016 e desde então é professora da Faculdade de Letras (FALE/UFMG), ministrando aulas em cursos de graduação e especialização Lato Sensu (Linguagem e Tecnologia). Desde 2018 coordena o projeto INGREDE que oferta disciplinas de Inglês Instrumental para cursos da universidade e atua na produção de conteúdo didático e supervisão do curso de Inglês online do CENEX.
Tem experiência na área de Linguística Aplicada, com ênfase em crenças de aprendizagem de LE, produção/avaliação de material didático e uso de tecnologias digitais na aula de Inglês, com foco nos seguintes temas: EaD, língua inglesa/ensino, formação de professores, paradigma da complexidade, letramento digital e tecnologias digitais no ensino e aprendizado de LE.