Sou Monique Oliveiras Freitas, graduada em Ciências Biológicas: Biotecnologia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2016), mestre e doutora em ciencias pelo programa de Pós graduação de Clínica médica da Faculdade de Medicina da UFRJ (2018; 2022). Com 8 anos de experiência como pesquisadora/analista citogenética e citomolecular no Laborátorio de Genética no Núcleo de Investigação em Saúde da Criança e do Adolescente da UFRJ, trabalho na área de genética humana e médica, utilizando técnicas de citogenética e citogenética molecular para diagnóstico de síndromes genéticas com ênfase e especialização em diagnóstico por FISH (hibridação in situ fluorescente). Experiencia com diagnóstico de síndromes genéticas estruturais e numéricas, cultura primária de células e obtenção de metafáses. Tenho profundo conhecimento em padronização e implementação de técnicas de análise; otimização de protocolos; planejamento e coordenação/supervisão de projetos e equipes; e identificação e resolução de problemas. Também tenho treinamento em análises clínicas e gestão laboratorial hospitalar.
Experiência profissional de 6 meses em desenvolvimento no Genomic Center for Cancer Research and Diagnosis (GCCRD), Cancer Care Manitoba na University of Manitoba em Winnipeg, Manitoba - Canadá pelo programa ELAP (Emerging Leaders in the Americas Program) do Governo Canadense desenvolvendo projetos de pesquisa em linhagens Linfoma de Hodgkin, mieloma, cancer de Próstata com treinamento e capacitação tecnica e cientifica em análises tridimensionais de telomeros e estudo de teritórios cromossômicos, imunocitoquimica em 3D, cariótipo espectral (SKY), isolamento e análise de CTC (células circulantes).
Além disso, atuei por mais de um ano como monitora da disciplina de Genética e Evolução no curso de graduação em Biotecnologia da UFRJ, atuo como orientadora de alunos de iniciação científica e de mestrado, e como supervisora de seminários e grupos de discussão, planejando e apresentado aulas, conduzindo discussões, planejando programa de apresentações, e bibliografia. Também atuo voluntariamente como coordenadora de eventos, planejando e gerindo eventos (com mais de 100 participantes), conduzindo/supervisionando grupos de estudo, ministrando palestras e atuando na parte logística e administrativa dos eventos.