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Clarissa Martins Alves Lopes

Doutora em Design pela Universidade Anhembi-Morumbi (UAM-SP) com doutorado sanduíche no exterior realizado no Programa em Cultura e Comunicação da Universidade de Lisboa (Portugal), na linha de pesquisa Gestão de Tendências e da Cultura. O período de doutorado sanduíche foi realizado por meio do programa PDSE - Programa de Doutorado Sanduíche do Exterior, tendo a CAPES como instituição de fomento. É mestre em Design e especialista em Gestão de Design pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e especialista em Coolhunting (Trends Research) pelo Istituto Europeo di Design de Barcelona. Durante o mestrado foi bolsista CAPES/DS e investigadora do Laboratório de Orientação da Gênese Organizacional (LOGO/UFSC), no qual atuou em projetos de pesquisa e extensão nas áreas de Tendências, Inovação, Design e Branding. Graduou-se em Design de Produto no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC), onde atuou em projetos de pesquisa e desenvolvimento em parceria com o Grupo de Engenharia do Produto, Processo e Serviço (GEPPS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É consultora em Tendências, Inovação e Design Estratégico, tendo atuado em agências de comunicação, empresas, indústrias e iniciativas do terceiro setor. Investiga os discursos de design nos Estudos de Tendências, tecendo relações entre os Estudos de Cultura, o Design e as Artes. É pesquisadora do Grupo de Investigação em Gestão de Tendências e da Cultura (Universidade de Lisboa), do Laboratório de Poéticas do Design (LAPODE) e do Centro de Inovação da FGV/EAESP.
bachelor's at Curso Superior de Tecnologia em Design de Produto from Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (2011).

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