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Maria Isabel Ferraz Rodriguez

Designer industrial (ESDI-Escola Superior Desenho Industrial RJ 1972), especialista em Ergonomia (FGV/RJ 1975) e mestra em Educação/Instructional Design, Development & Evaluation (Syracuse University/EUA 2002). Desde 2000 pesquisa educação a distância e uso novas tecnologias em processos de ensino-aprendizagem. Participou/apresentou trabalhos sobre EaD -discutindo barreiras à EaD e apontando pertinência do uso de teorias em projetos educacionais para adultos a serem realizados a distância- em congressos internacionais promovidos pela ABED e ICDE desde 2001. Publicou resenhas/artigo na RBAAD, revista eletrônica ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância. Autora capítulo 11 livro "Distance Learning in Brazil - Best Practices 2006" publicado pela PEARSON Prentice Hall, no qual aborda barreiras culturais em relação à EaD. Trabalha na área de Planejamento & Organização da Dataprev (RJ) e colabora desde out 2006 com Escola da Previdência Social do MPS. Está convencida de que a educação a distância está proporcionando uma revolução qualitativa da educação e que este formato está se fortalecendo como o mais adequado à formação, atualização e desenvolvimento profissional de adultos em processo de aprendizagem vitalícia, para atender exigências da sociedade do conhecimento. Busca alternativas para doutorado enquanto completa dados do curriculo. Aproveita para contar que encontra muita dificuldade na inserção de dados sobre cursos feitos e que não está conseguindo informar sobre trabalhos publicados na Revista Eletrônica da ABED, recusados pelo sistema... Com isso, o curriculo permanece incompleto.
Industrial designer (ESDI - Escola Superior de Desenho Industrial 1972), expert in human factors/ergonomics (FGV 1973) and M.Sc. in Education (Instructional Design, Development & Evaluation - Syracuse Univ 2002). Has experience in education, focusing on the use of new technologies and researches the process of teaching-learning at a distance since 2000. Participated/presented papers -discussing barriers against distance education and focusing on the relevance of the use of theories in educational projects for adults to be conducted at a distance- in international events promoted by ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância and ICDE - Intl Council of Distance Education since 2001. Published summaries/paper at RBAAD, electronic magazine of ABED. Authored chapter 11 at "Distance Learning in Brazil - Best Practices 2006" published by PEARSON Prentice Hall, in which discussed cultural barriers to distance education. Works at the Planning&Organization area of Dataprev (Rio) and colaborates since Oct 2006 at Escola da Previdência Social linked to the Ministry of Social Security. Believes that distance education is contributing to a qualitative change in education and that this format is showing to be the most adequate to adult professionals, dealing with lifelong learning to face demands of knowledge society. Currently, looks for alternatives to a PH.D. while finishes Lattes. But also relates troubles in the inserction of data about courses made and that fails in inform about paper published at RBAAD, which data are permanently refused by the system.... These facts generate the incompletude of the curriculum.

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