Publicações no BrCris
 

Jonathan da Silva Marcelino

Doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP - Conceito 7 CAPES/MEC) concluído em 2019. Pesquisador/bolsista/Doutorado - CNPq (2014-2018). Mestre em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP - Conceito 7 CAPES/MEC) concluído em 2013. Pesquisador/bolsista/Mestrado - CNPq (2010-2013). Graduado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF - RJ), concluída em 2009. Foi bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET/MEC-SESu - 2005-2007). Atuou como Coordenador de Assuntos Educacionais da equipe de gestão do Centro Educacional Unificado da cidade de São Paulo (CEU-SME/SP) entre os anos de 2014-2016 e também como Coordenador Acadêmico da Universidade Aberta do Brasil nos Centros Educacionais Unificados da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (UAB/UniCEU/SME-SP) entre os anos de 2016-2017. Foi professor dos cursos de Geografia, História, Turismo e Pedagogia da Universidade Anhanguera Educacional (2014-2017) e do curso de Pedagogia do Centro Universitário São Camilo (CUSC) (2017- 2020). Atualmente possui vínculo com a secretaria de educação do município de São Paulo (SME-SP) na condição de professor efetivo do Ensino Fund. II & Médio onde desempenha a função de Formador de Professores /Técnico Educacional do Núcleo de Ensino Fundamental, EJA e Ens. Médio da Divisão Pedagógica (DIPED) da Diretoria Regional do Campo Limpo (DRE/CL) da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME/SP) onde articula as frentes de trabalho; Ensino de Geografia, Educação Integral, e Educação para as Relações Étnico-Raciais. Atua na avaliação de obras didáticas (PNLD/MEC) é membro do corpo editorial e revisor ad hoc em diversos periódicos nacionais que contemplam a interface da Educação para as Relações Étnico-Raciais, Ensino de Geografia, Estudos Decoloniais, Geografia da África, Pensamento Africano, e Formação de Professores. Tem experiência na área de Geografia e Educação, com ênfase nos seguintes temas; Geografia dos Movimentos Sociais, Ensino de Geografia, Currículo praticado de Geografia, Epistemologia da Geografia, Formação Continuada de Professores da Educação Básica, Politicas Públicas de Educação, Geografia e Diversidade, Geografia das Relações Raciais, e Educação para as Relações Étnico-Raciais com foco na articulação das Leis federais 10.639/03 e 11.645/08.
graduation at Geografia from Universidade Federal Fluminense (2009) and master's at Geography from Universidade de São Paulo (2013). Has experience in Geography, focusing on Geography, acting on the following subjects: redes e identidade e migração, identidade,, africanidades,, multiculturalismo and globalização, epistemologia da geografia.

Áreas De Investigação áreas de pesquisa

  •  
  • Afiliação
  •  
  • Publicações
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •