Carlos Eduardo Canhameiro
Carlos Canhameiro is a director, actor, playwright and teacher. PhD student in Arts at Unicamp, where he is also a master and bachelor in Performing Arts and did two years in Dance. He taught classes in the technical course in dramatic arts at SenacSP (Corporal Expression) in 2015. He taught classes (2010 to 2012) in the Theater course and in the Art Education course at the Centro Universitário Barão de Mauá. Founding member of Cia. Les Commediens Tropicales, which has more than fifteen years of artistic activities, where he created and produced the shows: MEDUSA concreta, BAAL.material, MAUSER de garagem, GUERRA sem batalha, Concílio da Destruição, (ver[ ]ter), O Pato Selvagem, by Henrik Ibsen, 2o. d.pedro 2o., with scenic provocation by Fernando Villar; A Última Quimera, with scenic provocation by Georgette Fadel and Verônica Fabrini; CHALAÇA a peça, staged by Marcio Aurelio. Galvez Imperador do Acre, staged by Marcio Aurelio. Terror e Miséria no III Reich by Bertolt Brecht, staged by Marcelo Lazzaratto.
As a playwright he wrote the works: O canto dos homens da terra, Ainda nada de novo, ANTIdeus (selected in the III Dramatic Exhibition in small scenic formats of the Centro Cultural São Paulo), Concílio da Destruição (finalist of the Luso-Brazilian Dramaturgy Award / 2010 and published in 2016 by the publisher Lamparina Luminosa), O Canto das Mulheres do Asfalto (published in 2015 by the publisher Lamparina Luminosa), Penélope Vergueiro, Definitivo, Tudo que não pode ser dito precisa ser calado, Ensaio Sobre a Queda, 2º d.pedro 2º, A Última Quimera, CHALAÇA a peça, A Vida Como Ela [Não] É! e Stirkoff.
He directed the plays: INIMIGOS (Cia de Feitos), ANTIdeus in 2017, OFÉLIA/hamlet rock\MACHINE (Teatro de Riscos), in 2016; [H3O]mens (Cia. 4 pra Nada), Achados & Perdidos (Cia. De Feitos) in 2015, O que você realmente está fazendo é esperar o acidente acontecer (Cia. de Teatro Acidental), in 2014. Selma (Cia. De Feitos), in 2013; O Defunto (Cia. das Atrizes), [outras] histórias reais (Cia. 4 pra Nada), Quereres e tentativas contra a vida dElla (Cia. Teatro de Riscos) in 2012; O Rinoceronte (Cia. Acidental), O Pato, a Morte e a Tulipa (Cia. De Feitos), Penélope Vergueiro, [AMOR em fragmentos] (Cia. 4 pra Nada) e voiZÉquy do brazil, all them in 2011, O Horácio (Cia. Teatro de Riscos), in 2010, Stirkoff in 2003 and A Vida Como Ela [Não] É! em 2002.
In 2014, he participated in the Vocational Program as a Guiding Artist; and in 2011 of the Ademar Guerra project, as Advisor.
Carlos Canhameiro é diretor, ator, dramaturgo e professor. Doutorando em Artes pela Unicamp, onde é também mestre e bacharel em Artes Cênicas e fez dois anos em Dança. Ministrou aulas no curso técnico em artes dramáticas do SenacSP (Expressão Corporal) em 2015. Ministrou aulas (2010 a 2012) no curso de Teatro e no curso de Educação Artística no Centro Universitário Barão de Mauá. Integrante fundador da Cia. Les Commediens Tropicales, que tem mais de quinze anos de atividades artísticas, onde criou e produziu os espetáculos: MEDUSA concreta, BAAL.material, MAUSER de garagem, GUERRA sem batalha, Concílio da Destruição, (ver[ ]ter), O Pato Selvagem, de Henrik Ibsen, 2º d.pedro 2º, com provocação cênica de Fernando Villar; A Última Quimera, com provocação cênica de Georgette Fadel e Verônica Fabrini; CHALAÇA a peça, encenado por Marcio Aurelio. Galvez Imperador do Acre, encenado por Marcio Aurelio. Terror e Miséria no III Reich, de Bertolt Brecht, encenado por Marcelo Lazzaratto.
Como dramaturgo escreveu as obras: O canto dos homens da terra (publicado pela Editora Mireveja em 2020), Ainda nada de novo, ANTIdeus (selecionada na III Mostra de Dramaturgia em pequenos formatos cênicos do Centro Cultural São Paulo), Concílio da Destruição (finalista do Prêmio Luso-Brasileiro de Dramaturgia/2010 e publicado em 2016 pela editora Lamparina Luminosa), O Canto das Mulheres do Asfalto (publicado em 2015 pela editora Lamparina Luminosa), Penélope Vergueiro, Definitivo, Tudo que não pode ser dito precisa ser calado, Ensaio Sobre a Queda, 2º d.pedro 2º, A Última Quimera, CHALAÇA a peça, A Vida Como Ela [Não] É! e Stirkoff.
Dirigiu os espetáculos: INIMIGOS (Cia de Feitos), ANTIdeus em 2017, OFÉLIA/hamlet rock\MACHINE (Teatro de Riscos), em 2016; [H3O]mens (Cia. 4 pra Nada), Achados & Perdidos (Cia. De Feitos) em 2015, O que você realmente está fazendo é esperar o acidente acontecer (Cia. de Teatro Acidental), em 2014. Selma (Cia. De Feitos), em 2013; O Defunto (Cia. das Atrizes), [outras] histórias reais (Cia. 4 pra Nada), Quereres e tentativas contra a vida dElla (Cia. Teatro de Riscos) em 2012; O Rinoceronte (Cia. Acidental), O Pato, a Morte e a Tulipa (Cia. De Feitos), Penélope Vergueiro, [AMOR em fragmentos] (Cia. 4 pra Nada) e voiZÉquy do brazil, todos em 2011, O Horácio (Cia. Teatro de Riscos), em 2010, Stirkoff em 2003 e A Vida Como Ela [Não] É! em 2002. Foi provocador cênico da obra Macacos me Mordam (Cia. Acidental) e fez assistência de direção em Mahagonny (Cia. Acidental) ambos em 2009.
Participou em 2014 do Programa Vocacional como Artista Orientador; e em 2011 do projeto Ademar Guerra, como Orientador.
Áreas De Investigação
- Publicações
- Identidade
- Ver todos
