Cristiano Cordeiro Cruz
Atua atualmente como pesquisador e professor extensionista no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e como pesquisador visitante e orientador na pós-graduação da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) da Unicamp. Doutorou-se em filosofia na USP (2017), onde realizou estágio pós-doutoral de janeiro de 2018 a abril de 2019. Fez segundo pós-doutorado, com bolsa da Fapesp (mar/2019 a ago/2022), no ITA. Possui graduação em filosofia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (2008), além de graduação (1999) e mestrado (2002) em engenharia elétrica pela Unicamp.
Tem experiência na área de filosofia, com ênfase em filosofia da tecnologia e filosofia da engenharia, e de engenharia, com ênfase em educação em engenharia e extensão engajada e popular. Pesquisa atualmente: projetos técnicos engajados, com especial atenção àqueles com maior potencial emancipador ou decolonial; teoria e filosofia decolonial; e formação em engenharia. Está particularmente interessado em:
1) compreender a singularidade das práticas técnicas emancipadoras/decoloniais, com respeito às convencionais, em termos de: metodologias aplicadas e de como e em qual medida, por meio delas, se alcança diálogo de saberes com os grupos apoiados/parceiros e se produz decolonialidade; (demais) conhecimentos utilizados e produzidos; valores e cosmovisão norteadores; soluções construídas e seus impactos sociotécnicos;
2) identificar, a partir de 1, limitações nos entendimentos ontológicos, epistemológicos e políticos estabelecidos atualmente no campo da filosofia da tecnologia/engenharia, propondo alargamentos desses entendimentos (em diálogo com a tradição -- também a decolonial nascente -- da área) e contribuindo, assim, com a descolonização dela;
3) conceber e implementar práticas educativas capazes de formar estudantes da engenharia para projetos engajados em geral e, em específico, para os projetos técnicos decoloniais.
É professor de filosofia na Escola Waldorf São Paulo, na qual atua também como coordenador do Ensino Médio.
I am currently a visiting researcher and teacher at the Aeronautics Technological Institute (ITA) and the Faculty of Electrical and Computer Enginerring at the State University of Campinas (Unicamp). I hold a Ph.D. degree in philosophy (University of São Paulo, 2017), a bachelor?s degree in philosophy (Jesuit Faculty of Philosophy and Theology, 2008), and a master?s and a bachelor?s degree in electrical engineering (University of Campinas, 2002 and 1999).
My research area encompasses philosophy of technology and of engineering, and engineering education and engaged extension. I am now studying: engaged technical designs, mainly focusing on those with bigger emancipatory or decolonial impacts; decolonial theory and philosophy; engineering education. I am particularly interested in:
1) understanding the emancipatory/decolonial technical practices? uniqueness, when compared to the mainstream ones, in terms of: applied methodologies and how and to what extent they promote dialogue of knowledge with the supported/partner group and foster decoloniality; (other) knowledge they use and produce; orienting values and worldviews; built solutions and their sociotechnical impacts;
2) identifying, drawing on 1, limitations in the currently established ontological, epistemic, and political understandings in the field of philosophy of technology (PT), offering enlargements (in dialogue with the area?s tradition -- also the decolonial nascent one) and thus contributing to PT?s decolonization;
3) conceiving and implementing educative practices capable of forming engineering students to engaged designs in general and, specifically, to decolonial technical designs.
I am also a high school teacher (philosophy) at Escola Waldorf São Paulo, where I coordinate the high school course.
Áreas De Investigação
- Visão geral
- Publicações
- Identidade
- Ver todos