área de pesquisa
- "Análise da necessidade de formação docente e proposta de programa de formação e desenvolvimento profissional para docentes de engenharia"
- [1914] SAÚDE MENTAL DE ESTUDANTES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA
- A Aprendizagem Baseada em Projectos Interdisciplinares no Quadro do Processo de Bolonha Avaliação do Impacto de uma Experiência na Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial da Universidade do Minho
- A COMPETÊNCIA DE COMUNICAÇÃO EM E-MAILS ACADÊMICOS: UM ESTUDO DE CASO SOBRE DISCENTES DE ENGENHARIA CIVIL
- A CONTEXTUALIZAÇÃO E PROBLEMATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA A FORMAÇÃO DO ENGENHEIRO / CONTEXTUALIZATION AND PROBLEMATIZATION OF SCIENTIFIC KNOWLEDGE IN THE TEACHING-LEARNING PROCESS FOR ENGINEER TRAINING
- A ENGENHARIA E A EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA NO BRASIL DA COLONIZAÇÃO AOS DESAFIOS DO SÉCULO XXI: A TRAJETÓRIA DO SISTEMA NACIONAL DE INOVAÇÃO
- Abraão Freires Saraiva Júnior
- ADEMAR GONÇALVES DA COSTA JUNIOR
- Adriano César Santana
- Adriano Péres
- Alessandro Fernandes Moreira
- Alessandro Mattedi
- Ambiente virtual de aprendizagem como fator de integração entre disciplinas na graduação em Design
- Ana Maria Beltran Pavani
- Ana Paula Grimes de Souza
- Ana Paula Luedtke Ferreira
- Angelo Eduardo Battistini Marques
- Angelo Fernando Fiori
- Antonio Carlos Santos do Nascimento Passos de Oliveira
- Análise do Método de Aprendizado Baseado em Problemas no Ensino da Engenharia de Produção
- Aplicação de Project-Based Learning na Engenharia Elétrica e desenvolvimento de ferramentas de apoio: projeto integrado
- Aplicação do Protocolo Aberto OPC e do FOSS Scilab no Desenvolvimento de um Módulo Laboratorial para Controle de Processos
- ARQUITETURA PEDAGÓGICA PARA GROUPWARES BASEADA NO NO PENSAMENTO FREINETIANO COM SUPORTE AVALIATIVO EM REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ABORDAGEM ESTRUTURAL
- AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA PELA PERCEPÇÃO DE EGRESSOS DA UFTM (2014-2019)
- Avaliação da Qualidade do Ensino de Engenharia de Produção no Brasil a partir dos Indicadores do SINAES
- Betânia Mafra Kaizer
- Braian Konzgen Maciel
- Brazilian grassroots engineering: a decolonial approach to engineering education
- Cacilda de Jesus Ribeiro
- Carlos Alberto Prado da Silva Júnior
- Carlos Eduardo Corrêa Molina
- Carolina Corrêa de Carvalho
- Carolina Maia dos Santos
- Case study: assessment of the perception of the development of technical competece of management of civil engineering academics
- Ceile Cristina Ferreira Nunes
- Claudio Luis Piratelli
- COMPETÊNCIAS DO EDUCADOR E DO EDUCANDO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DO BIM NA GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA, ENGENHARIA E CONSTRUÇÃO NO BRASIL
- Cristiano Cordeiro Cruz
- Cristiano de Jesus
- Cristina Gomes de Souza
- Cíntia Tavares do Carmo
- Daniel do Nascimento e Sá Cavalcante
- Danielle Miquilim
- Denise Luciana Rieg
- DESENVOLVIMENTO DE CURSO SOBRE TELHADOS VERDES PARA DISSEMINAÇÃO DE CONTÉUDO SOBRE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL
- Diego Luís Izidoro Silva
- Diego Teruo Mendes de Souza
- DMAIC in improving patient care processes: Challenges and facilitators in context of healthcare
- DMAIC in improving patient care processes: Replication and Lessons learned in context of healthcare
- Edson Pedro Ferlin
- EnAEn - Educação Aplicada em Engenharia e Engenharia Aplicada em Educação
- Engenharia para cidadania
- Engenheiro em formação : o sujeito da aprendizagem e a construção do conhecimento em engenharia elétrica
- Ensino de Engenharia e questões de gênero e diversidade: Os projetos pedagógicos estão preparados para essa conversa?
- Ericson Dias Mello
- Estudo de concepções educacionais, no processo ensino e aprendizagem entre alunos e professores, em uma disciplina do curso de engenharia de produção.
- Euler de Vilhena Garcia
- Fast-Track 24-Hour UPA: Analysis of opportunities and continuous improvements through IRAMUTEQ
- Fatores críticos para uso de tecnologia da informação na indústria de confecção de artigos do vestuário do estado do Ceará
- Fernanda Fonseca
- Fernando Ribeiro Filadelfo
- Flávio Yukio Watanabe
- Frederico Pifano de Rezende
- Gildemberg da Cunha Silva
- HFMEA-Fuzzy Model: Risk Assessment of 47 Emergency Care Units (ECU's)
- Iedo Souza Santos
- Jeferson Spiering Böes
- Jhonnes Alberto Vaz
- Kerlla de Souza Luz
- LabDGE - Laboratório Design Thinking, Gestão e Engenharia Industrial
- Laura Ribeiro Abreu Muchinelli
- Laurete Teresinha Zanol Sauer
- LEOVANI MARCIAL GUIMARAES
- Luciana Guidon Coelho
- Luiz Carlos de Campos
- Mapas Conceituais: Instrumento de Avaliação da Aprendizagem Significativa de Estudantes de Engenharia na Disciplina de Pré-Cálculo
- Marcos Martins Borges
- Marcus Augustus Lessa
- Maria Angélica do Carmo Zanotto
- Maria Aparecida Steinherz Hippert
- Maria do Carmo Duarte Freitas
- Marta Lucia Azevedo Ferreira
- Matemática para engenharia : unidades de ensino potencialmente significativas para superar lacunas em matemática básica
- Metodologia ativa para o ensino dos conceitos de gerenciamento de obras para acadêmicos dos cursos de Engenharia Civil e arquitetura adaptado ao regime remoto
- Metodologia para a Implementação da Aprendizagem Orientada por Projetos (AOPj), como Estratégia Didático-Pedagógica, com foco no Desenvolvimento das Competências Transversais
- Modelo Conceitual para Formulação de Diretrizes Estratégicas na Concepção e Atualização de Cursos de Engenharia no Contexto da Transformação Digital
- Monitoring Patient Flow in the One Emergency Care Unit (UPA) in São Paulo Brazil
- Márcia Azevedo Campos
- Mínimos quadrados parciais na modelagem da aprendizagem ativa na engenharia elétrica
- O Socrative App como ferramenta para potencializar a atenção no desenvolvimento de aprendizagens significativas: um estudo com estudantes de engenharia em uma disciplina de física
- O uso de modelos matemáticos na engenharia para discussão de questões sociocientíficas: variáveis sociais e humanas
- Operações com números complexos: análise de erros cometidos por acadêmicos de Engenharia
- Optimizing care of visually impaired people in the Emergency Care Units (UPA) - a technical briefing applying Lean concept
- OS EFEITOS DA REFORMA CURRICULAR NA SALA DE AULA EM UM CURSO DE ENGENHARIA
- OS ODS DA ONU NA FORMAÇÃO POR COMPETÊNCIAS: MÁQUINA COLETORA DE RESÍDUOS PARA O LAGO PARANOÁ
- Patient Flow Optimization: SMED adoption in Emergency Care Units
- Patricia Antonio
- PEGADAS: PROJETOS DE ENGENHARIA E GESTÃO APLICADOS AO DESENVOLVIMENTO AMBIENTAL E SOCIAL
- Planejamento de atividade didática fundamentada na neurociência educativa para o ensino de modelos atômicos
- Plano de Desenvolvimento Organizacional a partir do Mapeamento de Competências Individuais
- POLI-EDU - Grupo de estudos e pesquisas em Educação em Engenharia
- Potential of continuing education in Health of improvement practices in urgency and emergencies in Emergency Care Units - UPA-24h
- Priscila Ferreira Barbosa de Sousa
- Programação e robótica em ambientes de ensino na perspectiva construcionista.
- PROJETO ARQUITETÔNICO DO BERÇO AO BERÇO
- Queuing Theory: Contributions and Applications in the Field of Health Service Management - A Bibliometric Approach
- Rafael Faermann Korman
- Raphael Diego Comesanha e Silva
- Relevance of Fast-Track to Manage Overcrowding in Emergency Departments
- Robisom Damasceno Calado
- Rosane Bodart Soares
- Rosenir Rita de Cassia Moreira da Silva
- Rutyele Ribeiro Caldeira Moreira
- Simone Borges Simão Monteiro
- SISTEMA DE ACOLHIMENTO E NIVELAMENTO DO DISCENTE INGRESSANTE: UMA ALTERNATIVA ESTRATÉGICA PARA A REDUÇÃO DOS NÍVEIS DE EVASÃO UNIVERSITÁRIA
- Suelen Cristian de Freitas Morais
- Tairine Cristine Bertola Cruz
- Tecnologia social: fundamentações, desafios, urgência e legitimidade
- Tecnologias Aplicadas ao Ensino de Cálculo nas Engenharias: Uma Pesquisa Quase Experimental com o Uso do Software Maple
- Tecnologias de informação, trabalho e formação de engenheiros projetistas: implicações para as relações de saberes e com o saber profissional
- Telma Dias Silva dos Anjos
- Thiago de Oliveira Macedo
- Um ambiente de aprendizagem pela internet aplicado na construção civil
- Uma Abordagem Didática para ensinar o Fenômeno de Aliasing para alunos de graduação em Engenharia da Computação
- Uma Proposta de Ambiente Interativo de Ensino Aprendizagem de Empreendedorismo para a Engenharia de Produção
- Uma proposta de melhoria do processo de ensino/aprendizagem nos cursos de Engenharia
- Vanderli Fava de Oliveira
- Victor Freitas de Azerêdo Barros
- Vilmar Domingos da Silva Neto
- Viviane Cota Silva
- Washington Luiz Vieira da Silva
- Ângelo Rocha de Oliveira