Vera Teresa Valdemarin
Licenciada em Pedagogia pela Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara/UNESP, Mestra em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (FE/USP), Livre-docente em Filosofia da Educação pela UNESP e realizou estágio pós-doutoral na UERJ. Professora Associada aposentada do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, onde atuou de 1984 a 2023, Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq, de 1995 a 2023, e professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto/USP, de 2016 a 2023. Desde 2014 é docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto de Biociências de Rio Claro/UNESP. Membro do conselho editorial de publicações nacionais e estrangeiras e consultora Ad hoc de agências de fomento. Participou dos projetos temáticos: Por uma teoria e uma história da Escola Primária no Brasil (1870-1950); Biopolítica, escola e resistência: infâncias para a formação de professores; História da Escola Primária no Brasil: investigação em perspectiva comparada em âmbito nacional (1930-1961) e atualmente, Saberes e práticas em fronteiras: por uma história transnacional da educação (1810-....). Autora de livros, capítulos de livros e artigos em periódicos nacionais e estrangeiros. Tem experiência em ensino e pesquisa na área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: fundamentos filosóficos dos métodos de ensino, concepções filosóficas na educação brasileira, cultura escolar, discurso pedagógico e formação de professores.
bachelor's at Licenciatura Plena Em Pedagogia Habilitação Em Adm from Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1980), master's at Education from Universidade Federal de São Carlos (1986) and doctorate at Education from Universidade de São Paulo (1994). Has experience in Education, focusing on Philosophy of the Education, acting on the following subjects: saber escolar, discurso pedagógico, formação de professores, cultura escolar and concepções filosóficas na educação.
Áreas De Investigação
- Visão geral
- Afiliação
- Publicações
- Pesquisas
- Ensino
- Identidade
- Ver todos