Publicações no BrCris
 

Maria de Fátima Cardoso Gomes

graduation at Psicologia from Universidade Federal de Minas Gerais (1981), master's at Education from Universidade Federal de Minas Gerais (1995), doctorate at Education from Universidade Federal de Minas Gerais (2003) and doctorate at Education from Universidade Federal de Minas Gerais (2004). He is currently coordenadora do grupo de pesquisa gepsa at Universidade Federal de Minas Gerais and professor associado ii at Universidade Federal de Minas Gerais. Has experience in Psychology, acting on the following subjects: psicologia histórico-cultural, formação superior de professores, dificuldades sucesso e fracasso escolar, formação continuada de professores and abordagem histórico-cultural.
É Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, onde atua desde 1996 e do Programa de Pós-Graduação em Educação: conhecimento e inclusão social, da mesma universidade, onde atua desde 2009. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1981), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995), doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004) e Doutorado-sanduíche pela University of California, Santa Barbara (2002-2003). Pós-Doutorado no Instituto de Estudos Linguísticos/IEL/UNICAMP. Bolsista de Produtividade de Pesquisa no CNPq. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa de Psicologia Histórico-Cultural na Sala de Aula (GEPSA) cadastrado no Diretório de pesquisas do CNPq. Membro do Grupo de Estudos em Cultura, Educação e Infância (EnLaCEI) cadastrado no Diretório de pesquisa do CNPq. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social da FAE/UFMG de outubro de 2016 a março de 2019. Coordenou o FORPREd Sudeste de outubro de 2016 a outubro de 2017. Vice coordenadora do FORPREd NACIONAL de outubro de 2017 a outubro de 2019. Desde outubro de 2021 faz parte de Comitê Científico do GT 20, Psicologia da Educação da ANPEd. Coordenou a Área de Concentração "Processos de Aprendizagem e Ensino na Educação Básica", do Curso de Especialização em Docência da Educação Básica para professores da Rede Municipal de Belo Horizonte (LASEB). Coordenou o Doutorado Latinoamericano do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UFMG - gestão 2013-2015. É membro do Conselho Editorial da Editora UFMG desde 2019 e Coordenadora da Comissão de Selo Incipit da FaE/Editora UFMG, desde 2020. Realiza pesquisas em sala de aula na perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural e da Etnografia em Educação.Tem experiência na área de Educação e atua principalmente nos seguintes temas: infância, educação infantil, formação superior de professores, formação continuada de professores da Educação Básica, dificuldades escolares, sucesso e fracasso escolar, interação, etnografia da sala de aula com base na unidade de análise: afeto/cognição social situada/culturas/linguagens em uso (ACCL). ​ ORCID.iD/0000-0002-6881-3193 Google scholar - http://ufmg.br/Maria%20de%20F%C3%A1tima%20Cardoso%20Gomes Researcher ID - N - 4904-2017

Áreas De Investigação áreas de pesquisa

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Afiliação
  •  
  • Publicações
  •  
  • Pesquisas
  •  
  • Ensino
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •