Maria Carolina Fortes
Possui graduação em Pedagogia (UPF - RS), Especialização em Psicopedagogia (FACIPAL - PR) e Supervisão Escolar (FACIPAL-PR), Mestrado em Educação (UFRGS), Doutorado em Educação (PUC-RS). Atuou como docente na educação básica na rede estadual do Rio Grande do Sul, por 26 anos, também atuou como docente no curso de Pedagogia (FABE - RS e UPF - RS). Exerceu a função de psicopedagoga em clínica particular por 5 anos (2002 a 2007). Em 2007 Ingressou na Rede Federal, através de concurso público, como Professora de Educação Básica Técnica e Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - Campus Passo Fundo, onde vem atuando em várias frentes de trabalho, além de exercer a docência, como: Coordenação do Programa de Formação Pedagógica (2009 - 2010), Coordenação do Curso de Especialização PROEJA (2010 - 2011), Coordenação do Curso de Mídias na Educação (2011 - 2013), professora credenciada (CAPES) no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) e exerceu a função de Chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão do Câmpus Passo Fundo no período de agosto de 2014 a abril de 2022. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação de Jovens e Adultos; Teorias do conhecimento; Aprendizagem, currículo e avaliação; Alfabetização e Letramento; Dificuldades de Aprendizagem; Inclusão Escolar; Formação Docente na Educação Profissional e Tecnológica e Políticas Públicas. Pesquisadora dos processos de Formação de Professores na Educação Profissional e Tecnológica, tendo como viés metodológico a Abordagem (auto)biográfica. Integra Grupo de Pesquisa e Estudos Avançados em Psicopedagogia Clínica e do Curso de Formação em Psicopedagogia Psicanalítica ofertado pelo EPLA - Espaço Psicanalítico da América Latina.
graduate at Pedagogia from Universidade de Passo Fundo (2002) and master's at Education from Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Has experience in Education, focusing on Methods and Techniques of Education, acting on the following subjects: formação, politica, sociedade, transformação social, formaçã, realidade, trabalho, emancipação, história de vida e interdisciplinaridade and aprendizagem, totalidade, emancipação.
Áreas De Investigação
- Visão geral
- Publicações
- Identidade
- Ver todos
