Formação Docente
Conceito
Pesquisas
área de pesquisa
-
"AUTOFORMAÇÃO DOCENTE: LIMITES E POSSIBILIDADES"
-
"Professores leitores: estudo de suas práticas de leitura"
-
"Professores, textos profissionais e formadores: a leitura nos processos de formação continuada"
-
. Ensino Remoto no Curso de Pedagogia - Formação interdisciplinar para a gestão educacional.
-
.PROFISSIONALIDADE DOCENTE E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: BUSCANDO DIÁLOGOS
-
?O Curso Normal do Instituto de Educação Rangel Pestana (1966-2011): espaço de memória e tradição na formação de professores em Nova Iguaçu?
-
?Ser estudante? no ensino superior: aspectos valorativos da experiência na perspectiva discente
-
A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E A ESCOLA COMO LOCÚS DE APRENDIZAGEM
-
A EXPERIÊNCIA DO EXERCÍCIO DA PROFISSÃO E O SABER ENSINAR: UM ESTUDO COM PROFESSORES DOS CURSOS DE BACHARELADO
-
A "competência" do educador segundo a concepção do Curso de Pedagogia face a LDB/96:um estudo crítico
-
A Base Nacional de Formação Docente e o curso de Pedagogia: cenários e perspectivas da formação inicial de pedagogos no Brasil
-
A BNCC e os professores: uma discussão sobre autoria e autonomia de professores
-
A CARREIRA NO MAGISTÃ?RIO DA EDUCAÃ?Ã?O BÃ?SICA TÃ?CNICA E TECNOLÃ?GICA E O PERFIL DO DOCENTE SEM DEDICAÃ?Ã?O EXCLUSIVA NO IFRN
-
A COMPREENSÃO DE DOCÊNCIA NAS ATUAIS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
-
A concepção da coordenação pedagógica na rede municipal de ensino : formação, o papel e saberes necessários
-
A constituição de sujeitos leitores no ensino fundamental: práticas virtuais e escolares.
-
A CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA EM UM CURSO DO PROEJA: CARTOGRAFANDO PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO
-
A Construção da Identidade Profissional do Pedagogo Atuante nas Escolas da Rede Pública da Teresina-PI: 1980 a 2006
-
A construção dos saberes docentes no estágio curricular supervisionado, narrativas das trajetórias de professores de ciências biológicas em formação inicial
-
A coordenação pedagógica e a significação e ressignificação de sua práxis pedagógica na Rede Sinodal de Educação
-
A coordenação pedagógica e os desafios das práticas educativas nas escolas públicas do município de Santo Antônio do Leste – MT
-
A Dimensão do Ato de Educar: ser professor no século XXI - Potencialidade e desafios
-
A dimensão formativa da participação do professor supervisor de Matemática no PIBID
-
A Educação de Jovens e Adultos e o Cenário de Pandemia na Baixada Santista - algumas reflexões
-
A epistemologia da prática docente no ensino superior: um estudo sobre a racionalidade pedagógica da ação e da profissão dos professores dos cursos de licenciatura
-
A Epistemologia e a Avaliação da Qualidade Institucional em Universidades Confessionais
-
A Escola como Palco de Formação: Experiências que Compõem o Músico-Professor
-
A ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO RIO GRANDE DO NORTE: UM ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE PARA ATUAR NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE
-
A Escola Normal do Ceará: seu lugar nas reformas educacionais nos anos de 1930-1950
-
A ESTÉTICA DA SENSIBILIDADE COMO PRINCÍPIO CURRICULAR: MODERNIDADE, ESTÉTICA E EDUCAÇÃO SOB UMA PERSPECTIVA DIALÉTICA.
-
A formação Continuada de Professores do Ensino FUndamental (1ª à 4ª séries) em Castanhal/Pará: continuidade ou descontinuidade?
-
A formação continuada de professores no Estado do Ceará: entre discursos e práticas
-
A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PROPICIADA PELO INSTITUTO DE CORRESPONSABILIDE PELA EDUCAÇÃO NO CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PROFESSOR JOÃO FAUSTINO FERREIRA NETO
-
A FORMAÇÃO CONTINUADA E OS PROGRAMAS DE CORREÇÃO DE FLUXO NA ESCOLA PÚBLICA EM SERGIPE: representações dos docentes (2005-2012)
-
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL: Possibilidades de práticas na perspectiva da inovação social
-
A Formação de Professores de Educação Física no PARFOR: implicações na Organização do Trabalho Pedagógico
-
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O DESENVOLVIMENTO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS.
-
A formação de professores na educação infantil: espaço de inovação social para o desenvolvimento local?
-
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DA INOVAÇÃO SOCIAL/THE TEACHER TRAINING IN THE PERSPECTIVE OF SOCIAL INNOVATION
-
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES OFERTADA PELO INSTITUTO DE CORRESPONSABILIDADE PELA EDUCAÇÃO AOS PROFESSORES DOS CENTROS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM TEMPO INTEGRAL DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE: VOZES DE PARTICIPANTES DO PROCESSO
-
A Formação de Professores para a Educação do Campo:
-
A formação de professores(as) de educação especial no programa de educação precoce do Distrito Federal, Brasil
-
A formação do docente de educação infantil como um direito social
-
A Formação do Formador de Leitores Críticos
-
A FORMAÇÃO DO FORMADOR DE PROFESSORES: UM ESTUDO A PARTIR DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS DE UM IFSP.
-
A formação do professor de matemática : um estudo das representações sociais
-
A formação do profissional da educação: o curso de Pedagogia e o Instituto Superior de Educação, em disputa.
-
A formação docente e o fenômeno da juvenilização na Educação de Jovens e Adultos: desafios formativos
-
A FORMAÇÃO DOCENTE E SEUS DILEMAS NO CAMPO DA EDUCAÇÃO FÍSICA: uma revisão da literatura
-
A formação docente nos cursos de licenciatura da UFBA
-
A formação inicial de professores e o ensino de língua materna Contextos contemporâneos
-
A formação inicial docente - os usos e as apropriações da fotografia como recurso educacional
-
A formação inicial e a profissionalização do educador de adultos: reflexões sobre um projeto formativo.
-
A FORMAÇÃO INICIAL NA CONCEPÇÃO DOCENTE: necessidades formativas de professores egressos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas
-
A formação para o ensino de ciências no curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal da Bahia
-
A Formação Pedagógica e Prática Docente dos Professores-Contadores em Serviço: um estudo no Curso de Ciências Contábeis da Bahia
-
A importância das TDICS, da formação docente e da personalização do ensino
-
A influência das Tecnologias de Informação e Comunicação na Prática docente no Século XXI: Um estudo de caso de uma escola do extremo Oeste do Paraná/Brasil
-
A inserção das tecnologias de informação e comunicação no espaço de formação docente na Universidade Federal de Pelotas
-
A inserção e vivência da mulher na docencia em matemática: uma questão de gênero
-
A leitura literária na escola e o papel do professor como seu mediador
-
A matemática financeira e a aprendizagem significativa ? possíveis contribuições à Educação de Jovens e Adultos
-
A música como parte integrante do processo de aprendizagem significativa da matemática em alunos do ensino fundamental I.
-
A organização do ambiente na Educação Infantil
-
A profissão docente e o curso de Pedagogia na Universidade Federal do Tocantins
-
A Proposta Educional de Friedrich Froebel: dos Jardins de Infância à atual Educação Infantil no Brasil
-
A Prova Brasil e os reflexos nas práticas docentes.
-
A prática da supervisão do componente curricular do Ensino Religioso
-
A prática docente na construção de um ambiente sóciomoral em sala de aulade sexto ano do ensino fundamental
-
A Prática e os Saberes Docentes na voz de professores do Ensino Fundamental na travessia das Reformas Educacionais.
-
A prática pedagógica e a construção das identidades de gênero em escola da rede municipal de ensino de Aracaju/SE.
-
A Prática Pedagõgica das (os) Professoras (es) do Assentamento Diamente Negro jutaih no Maranhão:
-
A REDUÇÃO DE ACIDENTES AÉREOS NO BRASIL POR MEIO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR AERONÁUTICO, SOB A ÓTICA DO PARADIGMA DA COMPLEXIDADE.
-
A relação do docente com as tecnologias de Comunicação e Informação na Educação
-
a relação Universidade e Escola nos contextos formativos da Extensão Universitária
-
A teoria e a prática na formação docente: uma (re)visão do curso de formação magistério
-
A trajetoria do IFRN em inclusão escolar
-
A UTILIZAÇÃO DE AMBINENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO PRESENCIAL: ESTUDO DE CASO NA DISCIPLINA DE UM PROGRAMA DE MESTRADO
-
A utilização do software GeoGebra como ferramenta no entendimento e aprimoramento de alguns conceitos geométricos planos
-
Ada Magaly Matias Brasileiro
-
Adaptações curriculares na 'inclusão' escolar de alunos surdos: intervenções colaborativas.
-
Adeilza Gomes da Silva Bezerra
-
Ademárcia Lopes de Oliveira Costa
-
Adriana Augusta Benigno dos Santos Luz
-
Adriana Cristina Kozelski
-
Adriana Madja dos Santos Feitosa
-
Adriana Maria Procópio de Araújo
-
Adriana Mendonça Destro
-
Adriana Pereira Bomfim
-
Adriana Rocha Silva
-
Adriano Canabarro Teixeira
-
Adriany de Àvila Melo Sampaio
-
Ailton Bueno Scorsoline
-
Alcicléia Souza Valente
-
Alex Ferreira dos Santos
-
Alfabetização em Guarani: um estudo com alfabetizadores e alfabetizadoras MBYA do Rio de Janeiro
-
Aline Frollini Lunardelli Lara
-
Aline Inácio Decker
-
Aline Portella Biscaino
-
Aline Tavares Costa
-
Amanda Cristina Ribeiro
-
Ana Amélia de Araújo Maciel
-
Ana Carla Ramalho Evangelista Lima
-
Ana maria Iorio Dias
-
Ana Maria Pereira Aires
-
Ana Paula Andrade
-
Ana Paula Belomo Castanho Brochado
-
Ana Virginia de Almeida Luna
-
Andrea Cecilia Ramal
-
Andrea Silva do Nascimento
-
Andressa Florcena Gama da Costa
-
André Trevisan
-
Andréa Cristhina Rufino Assumpção
-
Andréa Miguel Abrantes Ferreira
-
Andréa Velloso da Silveira Praça
-
Ani Martins da Silva
-
Anizia Araujo Nunes Marques
-
Anna Erika Ferreira Lima
-
Antonete Araújo Silva Xavier
-
ANTONIO FERNANDES DE SOUZA JUNIOR
-
Antônia Lucineire de Almeida
-
Análise do Discursso Filosófico no Ensino Médio
-
Aprendizagem da docencia: os dilemas professionais dos professores initiantes
-
Aprendizagem da Docência e o Desenvolvimento Profissional do Professor da Educação Infantil
-
APRENDIZAGEM DOCENTE SOBRE ESTRUTURAS MULTIPLICATIVAS A PARTIR DE UMA FORMAÇÃO COLABORATIVA APOIADA EM TECNOLOGIAS DIGITAIS
-
Aprendizagem na cibercultura em aulas da pós-graduação utilizando ?whatsaula?
-
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E A PRÁTICA DOCENTE NOS 4º E 5º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL ? DESAFIOS E POSSIBILIDADES, SEGUNDO EDUCADORES DE GUARUJÁ - SP
-
Ariadine Custódio Vieira Conceição
-
Arinalda Silva Locatelli
-
As clássicas escolas filosóficas da matemática e o processo de ensinar: olhares de professores em formação continuada
-
AS INTENCIONALIDADES E OS DESDOBRAMENTOS DO CAPP NO TRABALHO DOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE BELO HORIZONTE
-
As Práticas Pedagógicas dos professores de Educação Física do Ensino Médio: discutindo saberes docentes
-
As tecnologias da educação e comunicação na perspectiva de educação libertadora
-
As tecnologias da informação e comunicação - tics na formação dos docentes
-
AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DO CURSO TÉCNICO INTEGRADO DO PROEJA
-
Augusto Ridson de Araújo Miranda
-
Aurea Rita Vanelli
-
Autoformação Docente para mediação por interfaces digitais: vivências de cocriação em rede no contexto do distanciamento físico imposto pela pandemia da COVID-19
-
AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA ESTRATÉGIA DE ESCOLHA E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM FÍSICA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
-
Autorregulação do pensamento do professor: um estudo de caso
-
Ações municipais de Londrina-PR na estruturação da profissão de professor (1934-1963)
-
Ações pedagógicas de professoras aposentadas: da prática aos saberes.
-
Berenice Lurdes Borssoi
-
Bruna Telmo Alvarenga
-
Carla Busato Zandavalli Maluf de Araujo
-
Carla Giane Fonseca do Amaral
-
Carla Meira Pires de Carvalho
-
Carla Salomé Margarida de Souza
-
Carla Toscano Carneiro
-
Carlinda Moreira dos Santos
-
Carlos Eduardo Klimick Pereira
-
Carlos Eduardo Marinho da Silva
-
Carolina da Cruz Jorge de Oliveira
-
Carreira e formação de profesores no Tocantins: da percepção dos licenciados da UFT aos planos de carreira e remuneração do magistério público
-
Cassandra Marina da Silveira Pontes da Silva
-
Cecília Machado Henriques
-
Cecília Santos de Oliveira
-
Celso Jorge Martins
-
Cicera Aparecida Lima Malheiro
-
Cintia de Souza Batista Tortato
-
Cintia Milene Favaro
-
Cirlei Evangelista Silva
-
Ciências naturais e química - saberes epistemológicos na construção das identidades docentes.
-
Clara Maria Furtado
-
Clarice Ferreira Guimarães
-
Clarissa Santos Silva
-
Claudete Robalos da Cruz
-
Competências Socioemocionais e o Currículo para o Século XXI
-
Conceição de Maria dos Santos Pacheco
-
CONCEPÇÕES DE COORDENADORES PEDAGÓGICOS ACERCA DA SUA FORMAÇÃO CONTINUADA, E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SOBRAL-CE
-
Conhecimento e piedade vital : um exercício hermenêutico para a pastoral escolar e universitária e os indicativos para uma teologia da educação
-
CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS PARA O ENSINO DE GEOMETRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
-
Constituição da professoralidade no ensino superior: percursos de professores bacharéis em Administração
-
CONSTITUIÇÃO E PRÁTICA DO PROFESSOR REFLEXIVO NA REDE AMAZÔNICA DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
-
Construção e reflexão sobre o contrato pedagogico e a cooperação para trabalhar com a indisciplina escolar
-
Construção identitária profissional docente na Educação do Campo: produção de narrativas no ensino superior
-
Construção multicultural: reflexões sobre políticas alternativas
-
Contexto escolar e processo de ensino aprendizagem: ações e interações
-
CONTRA O STATUS QUO: O ANARQUISMO EPISTEMOLÓGICO DE PAUL FEYERABEND / AGAINST THE STATUS QUO: ANARCHISM EPISTEMOLOGICAL OF PAUL FEYERABEND
-
Conversa, partilha e Formação Docente: o Fórum de Alfabetização, Leitura e Escrita (FALE)
-
Cristiane Borges de Oliveira
-
Cristiane Clébia Barbosa
-
Cristiane Lemos Bortoletto
-
Cristiane Maria Schnack
-
Cristiane Sousa de Assis
-
Cristiano Pereira Arruda
-
Cristina Maria D'Ávila Teixeira
-
Currículo narrativo de uma pedagogia narrativa: identidade de pedagogos que atuam em Universidades Estaduais brasileiras.
-
Curso MOOC construído em tempo de Pandemia: Matemática em Diferentes Contextos
-
Célia Maria Guimarães
-
Célia Regina Silva Santos Pimenta
-
César Valmor Machado Lopes
-
Cíntia Silva de Vasconcelos Neves
-
Da escuridão das carvoarias à luz da educação. Estudo sobre educação e trabalho infantil
-
Da Trilha do Redimensionamento da Formação Inicial Docente à Inclusão do acadêmico com Surdez na UERN: (Auto) Biografia de Apoena
-
Daiane Modelski
-
Daiani Clesnei da Rosa
-
Daniel Costa de Paiva
-
Daniela de Araujo Ando
-
Daniela Fantoni de Lima Alexandrino
-
Daniela Llopart Castro
-
Daniela Maria Manna
-
Daniele Gomes da Silva
-
Daniella Cristina Silva dos Santos
-
Davi Braga da Silva
-
Dayse Magna Santos Moura
-
De que discurso se trata quando professores se dizem padecidos
-
De volta ao lugar de aluna: as relações docência-discência na formação de professoras
-
Del encuentro-maestro, del cuidado y de las redes y colectivos docentes en América Latina
-
Denise Cortez da Silva Accioly
-
Denise Godoi Ribeiro Sanches
-
Denise Rosa Medeiros
-
Denize Siqueira da Silva Azevedo
-
DENNYS LEITE MAIA
-
Derna Pescuma
-
DESAFIOS E PERSPECTIVAS DO PROCESSO FORMATIVO PARA DOCENTES DO IEP
-
Desafios para uma formação inicial qualificada dos profissionais da educação sobre a prática de ensino: um estudo sobre o projeto de lei de residência pedagógica.
-
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO EGRESSO DA LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO NO BRASIL: identidade, desafios e potencialidades
-
Desenvolvimento Profissional Docente no desejo de ser interdisciplinar: emergências dos processos formativos e educativos em contexto de planejamento de professores formadores em EaD
-
Design Perspectiva didático-metodológica para integração de tecnologia na formação docenteia
-
Deusodete Rita da Silva Aimi
-
DIALOGICIDADE FREIREANA NA FORMAÇÃO INICIAL DE EDUCADORES
-
Diego Alexandre Divardim de Oliveira
-
Diferentes olhares sobre a formação de professores de português como língua adicional no estado de Minas Gerais
-
DIFICULDADES DE INCLUSÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NA PRÁTICA DOCENTE NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DO OESTE DO PARANÁ
-
Dificulddades de Aprendizagem em classes de Acelaração e sua relação com a pré-escola
-
Dirceu Castilho Pacheco
-
Disputas pela História, pelo Ensino e pela Docência: desafios de uma luta permanente (Apresentação do Dossiê)
-
Distâncias, aproximações e entrelaçamentos em educação ambiental: narrativas autobiográficas e diálogos sobre formação docente em dois casos paulistas
-
Diversidade de Conhecimentos na Alfabetização: O trabalho do professor frente a diferentes rítmos de aprendizagem.
-
Do giz ao byte: itinerários formativos docente para uso de Tecnologias da informação e Comunicação (TIC) em programas de gestão social
-
Docencia nos Ciclos: que Praticas, que Saberes?
-
Docência superior: percursos e desafios da formação de professores iniciantes e veteranos de um centro universitário mineiro
-
Docência Universitária: o desafio de ensinar na atualidade.
-
Docência, família e currículo: o vazio dos sentidos docentes na política curricular familista
-
Doracina Aparecida de Castro Araújo
-
Dr. João Batista de Albuquerque Figueiredo
-
Dra. Maria Eulina Pessoa de Carvalho
-
Dulcilene Saraiva Reis
-
Edineia da Silva
-
Ednéia Aparecida Leme
-
Educación sensible, metodologías minúsculas. Notas sobre la investigación narrativa como experiencia de investigación-vida
-
Educar para a paz: Análise dos fatores favorecedores de comportamentos pró-sociais na aplicação de um programa psicopedagógico de intervenção com adolescente
-
EDUCAR PARA A PAZ: COMPORTAMENTOS PRÓ-SOCIAIS.
-
Educação Antirracista: vivências e uso de tecnologias
-
Educação de Jovens e Adultos e Aprendizagem Significativa ? uma Trajetória na Inclusão
-
Educação dialógica freireana nos cursos de licenciatura na UFC
-
Educação em tempos de pandemia: um retrato das percepções dos licenciandos sobre o momento vivenciado.
-
Educação feminista e antirracista na Cibercultura: um mapa de narrativas, conflitos e desconstruções
-
Educação Inclusiva e formação continuada de professores no Ensino Fundamental I: reflexões a partir de uma experiência educativa na rede pública municipal de Guaçuí/ES
-
Educação inclusiva e formação de professores: o caso de uma escola pública no estado de Goiás
-
EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES SOBRE FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DOCENTE
-
Edvaldo Amaro Santos Correia
-
Elaine Antunes de Matos
-
Elbo Lacerda Ramos
-
Elementos de elaboração argumentativa docente na sala de aula: uma proposta de análise à luz da Teoria de Perelman e Olbrecht-Tyteca
-
Elenita Pinheiro de Queiroz Silva
-
Eliana Povoas Pereira Estrela Brito
-
Elisabete Meneses das Neves
-
Elizabete Velter Borges
-
Elizangela Amaral Guedes
-
Ely Sandra Carvalho de Oliveira
-
Em busca de uma solidária formação humana e musical: aprendizagem musical compartilhada
-
Ensinar a ensinar... aprender para ensinar! As aprendizagens na formação inicial em Educação Física nas perspectivas das Teorias Histórico-Cultural e da Atividade
-
ENSINO DA MATEMÁTICA FINANCEIRA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - CONSIDERAÇÕES NO OLHAR DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
-
ENSINO E APREDIZAGEM DE GEOGRAFIA: FORMAÇÃO E PRÁTICAS DOCENTES
-
Ensino remoto e multiletramentos: de professauros a technoteachers
-
Ensino Remoto e os Desafios do Ensinar e Aprender
-
Entre a repressão e a permissão: a formação dos professores nos Cursos de Licenciatura e a abordagem da ética
-
Entre o real e o imaginário: problematizando o currículo do curso de licenciatura em Pedagogia e a formação docente em relação a gênero e sexualidade
-
Epistemologia da prática e da práxis: características das pesquisas sobre formação docente para Educação Profissional
-
Equações Diferenciais Parciais na Amazônia Ocidental
-
EQUIPES MULTIDISCIPLINARES DAS ESCOLAS ESTADUAIS DA REGIÃO NOROESTE DO PARANÁ: LIMITES E POTENCIALIDADE NA APLICAÇÃO DA LEI 10.639/03
-
Erinaldo Vicente Cavalcanti
-
Escolha e resolução de problemas e a autorregulação da aprendizagem na formação inicial de professores de Física
-
Escrever e publicar: um dever de consciência, um espaço para a reflexão necessária
-
ESCUTAR O LEITOR: LEITURA E SUBJETIVIDADE EM DEPOIMENTOS DE LICENCIANDOS E PROFESSORES DE LÍNGUA MATERNA
-
ESTAGIAR: ESTÁGIO DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA EM EVENTO
-
Estela Maris Giordani
-
Estilos de docência em narrativas de professores e professoras de Matemática
-
Estratégias de cognição: a autoformação e a pedagogia dos acessos aos conteúdos
-
Estágio Curricular Obrigatório: experiências pedagógicas no curso de Arte Educação da UNIPLAC
-
ESTÁGIO DE DOCÊNCIA NA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU: UMA PERSPECTIVA DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA
-
Etiane Herculano Valentim da Silva
-
Evasão escolar no ensino fundamental público do município de Praia Grande
-
Experiência e constituição de sujeitosdocentes : relações de gênero, sexualidades e formação em pedagogia
-
Experiências Vivenciadas no Programa de Residência Pedagógica em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental de São Vicente
-
Faces e Falas da Avaliação da Aprendizagem Universitária: O Portfólio como recurso mediador da aprendizagem
-
Fernanda Alves Vendas
-
Fernanda Ferreira Alves Pelegrini
-
Fernanda Gomes Teixeira
-
Fernanda Soares Godoi Yano do Canto
-
FEUFFREIRE: diálogos entre ex-alunos.
-
Fios para a rede - cotejando conceitos de John Wesley e Edgar Morin: contribuição à educação nas instituições educacionais metodistas no Brasil, hoje.
-
Flaviane Pelloso Molina Freitas
-
Flávia Campos Lima
-
Flávia Fernanda Costa
-
Formadores de professores no Ensino Superior: olhares para trajetórias e ações formativas
-
Formando leitores de literatura brasileira em prosa : o desafio de ir além do livro didático
-
Formando os formadores: desafios e recursos metodológicos para levar o humanismo até a prática clínica
-
Formar leitores docentes: experiências dialógicas e trânsitos entre mundos
-
FORMAR-SE DOCENTE DE MÚSICA: UMA TRAVESSIA COMPARTILHADA, EXPERIENCIADA E CONVERSADA
-
Formação continuada de docentes: o ressignificar das práticas pedagógicas como processo de existencial
-
Formação Continuada de Educadores do Campo: as repercussões do curso de especialização em Educação do-no Campo na vida profissional de educadores do Norte de Minas Gerais
-
Formação Continuada de Professores de Ciências:o potencial de uma proposta coletiva na transformação da prática docente
-
Formação continuada de professores do Ensino Fundamenta no Município de Nevegantes
-
Formação continuada de professores no Semi-árido: valorizando experiências, reconstruindo valores e tecendo sonhos
-
Formação continuada de professores: saberes e reflexividade na prática pedagógica
-
FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA DE JARAGUÁ DO SUL: POSSIBILIDADES E LIMITES.
-
Formação continuada e ressignificação da práxis docente
-
Formação continuada em tempos de pandemia da Covid-19: desafios e perspectivas de professores para o ensino pós-pandemia
-
Formação continuada para professores de Educação Infantil: concepções de profissionais da rede municipal de ensino de Fortaleza.
-
Formação Continuada: A busca dos professores da rede municipal de ensino de Manaus para a melhoria da qualidade na formação profissional.
-
Formação continuadade professores em serviço: um estudo de caso (na Rede UNEB 2000) no município de Alagoinhas-Ba
Formação (continuada ou acadêmica) de professores em serviço: um estudo de caso (na Rede UNEB 2000) no município de Alagoinhas-BA
-
FORMAÇÃO DE DOCENTES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE JATAÍ-GO PARA O TRABALHO COM A DISCIPLINA PREVENÇÃO E QUALIDADE DE VIDA COM AMOR-EXIGENTE
-
Formação de docentes que atuam na educação profissional e tecnológica de nível médio.
-
Formação de Educadores Populares: Análise da experiência educativa de creches comunitárias vinculadas à Associação de Educadores Populares de Porto Alegre ? AEPPA
-
Formação de Pedagogos e Gestão Escolar: Articulações Despedaçadas?
-
Formação de professor: Epistemologia e práxis - qual embasamento do professor nas escolas de nível médio da cidade de Salvador - Bahia
-
Formação de professores de Matemática na pandemia: reflexões em tempos de crise na educação
-
Formação de professores para a Educação Especial no Brasil e no Japão: um estudo comparado
-
Formação Docente & Centro de Ciências: estudo sobre uma experiência de formação continuada de professores de química
-
Formação docente e a disciplina de projeto articulador no ensino de artes visuais na perspectiva crítica transdisciplinar.
-
Formação Docente e Autorreflexão: práticas pedagógicas de si na escola
-
FORMAÇÃO DOCENTE E EDUCAÇÃO DE SURDOS: UM ENCONTRO COM A DIFERENÇA, CULTURA E IDENTIDADE SURDA
-
Formação docente e inclusão digital: a análise do processo de emersão tecnológica de professores
-
Formação docente e prática pedagógica no ensino de língua inglesa nas escolas públicas e privadas de Teresina.
-
Formação docente em Artes: utopias e distopias no Sul e Extremo Sul da Bahia
-
Formação Docente em LE
-
FORMAÇÃO DOCENTE PARA ATUAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: CAMINHOS PELO DIREITO DE APRENDER
-
Formação docente: Possibilidades e dificuldades de ressignificação da identidade de professores/as de Educaçãi Infantil
-
Formação Inicial de Professores da Educação Básica no Brasil: uma leitura histórica e político-legal
-
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UM ESTUDO DE CASO DAS PRÁTICAS DE ENSINO DE EGRESSOS DO CURSO NORMAL
-
Formação Inicial Docente na Perspectiva da Inclusão: estudo de impactos na formação de alunos de Ciências Biológicas em projeto de extensão
-
Formação inicial e altas habilidades: impactos na formação de graduandos em projeto de extensão
-
Formação para a área de Enfermagem: um estudo sobre a importância da Ética
-
Formação pedagógica e ação docente: o processo de colocação dos professores na escola do primeiro Cíclo do Ensino Secundário em Cabinda, Angola
-
Formação por Alternância na Licenciatura em Educação do Campo: limites e possibilidades do diálogo com a Pedagogia da Alternância
-
FORMAÇÃO, SABERES E PRÁTICAS DOS PROFESSORES DA ÁREA DE ENSINO DE HISTÓRIA NO CURSO DE HISTÓRIA DA UECE EM FORTALEZA
-
Francinete do Socorro Saraiva de Lima
-
Francisca Francirene Tomaz Parente
-
Francisco José Dias da Silva
-
Frações no Ensino Médio: uma proposta de abordagem vinculada ao estudo de função polinomialINOMIAL DE 1º GRAU
-
Fátima Pacheco de Santana Inácio
-
Gabriela Maia Fischer
-
Gabriela Maria Barbosa Brabo
-
Gabriela Silveira Meireles
-
GEFOPE - GRUPO DE ESTUDO E PESQUISA DE FORMAÇÃO DOCENTE, GESTÃO E PRÁTICAS EDUCACIONAIS
-
Genigleide Santos da Hora
-
GEO(BIO)GRAFAR - Geografia, diversas linguagens e narrativas de professores
-
Geraldo Carreiro de Barros Filho
-
Geraldo Pompeu Junior
-
Gerda de Souza Holanda
-
Gerenciamento remoto de estágios curriculares supervisionados obrigatórios no curso de Pedagogia durante o período de pandemia: estudo de caso em uma instituição privada no estado de São Paulo
-
GESTÃO ESCOLAR E INCLUSÃO: EFEITOS DE UM PROGRAMA DE FORMAÇÃO
-
GILMARA DOS SANTOS BELMON BOMFIM
-
Gina Lúcia Gomes da Silva e Silva
-
Gisele Brandelero Camargo
-
Gislane Damasceno Furtado
-
Graziella Medeiros Guadagnini
-
Graça dos Santos Costa
-
Grupo de Estudo e Pesquisa em Formação de Professores e Ensino de Ciências
-
Grupo de Estudos e Pesquisa em Formação e Atuação de Professores de Ciências
-
Guilherme do Nascimento Pereira
-
Gustavo Alexandre Martins
-
Gênero, diversidade sexual e in/exclusão: uma análise discursiva de textos de professoras em processo de formação no GDE
-
Harmonia para colorir: exemplo de aplicação da aprendizagem musical compartilhada na formação de professores / Coloring harmony: example of shared musical apprenticeship in teachers training
-
Hedi Maria Luft
-
Heloisa Helena Meirelles dos Santos
-
Historia, narrativa y enseñanza: Un campo de disputas
-
HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA: DA CURIOSIDADE À ELABORAÇÃO DE SENTIDOS
-
Identidade docente e suas implicações no trabalho pedagógico com adolescentes em situação de risco : uma leitura psicanalítica
-
Identidade docente: o sentido de ser docente e a significação da sua escolha
-
Identidade Profissional do professor de música: estudo de caso em Itupeva-SP.
-
Igor Leandro Alves de Carvalho
-
IGUALDADE, INDEPENDENTEMENTE DO QUE SEJA DIFERENTE: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE INCLUSÃO DE JOVENS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
-
Igualdade-Diálogo-Liberdade: Histórias de Vida de Professoras Contadas por Elas Mesmas
-
Ilma Lemos Pinheiro Lages
-
Imagens de uma jornada: uma leitura da formação do artista-cantor
-
Importância da Motivação do Docente para Motivação do Aluno à Aprendizagem: Um estudo da realidade vivenciada em salas de aulas, de uma escola municipal no bairro de Coutos. Salvador-BA
-
Incidências na formação docente para a inclusão de pessoas com deficiência em cinco escolas na zona urbana da cidade de Tianguá Ceará em 2019
-
Inclusão no ensino superior: desafios e possibilidades na formação acadêmica de um aluno com deficiência visual
-
Inclusão digital de professores da Secretaria de Educação do Distrito Federal : um estudo sobre a formação docente
-
Interatividade em sistemas computacionais para EAD
-
Iris Rodrigues de Oliveira
-
Irmgard Krüger Montoya
-
Isabela Quaglia
-
Isabela Vieira Barbosa
-
Ivana Carla de Oliveira Lopes
-
Ivanise Simplicio de Melo
-
Jackeline Silva Lopes
-
Jacqueline Mary Monteiro Pereira
-
Janaína dos Reis Rosado
-
Janete Regina de Oliveira
-
Janete Rosa da Fonseca
-
Jaqueline Mendes Bastos
-
Jeane Carvalho Dalri
-
Joana d'Arc de Vasconcelos Neves
-
Joanita Moura da Silva
-
Joaquina Barboza Malheiros
-
Joelma Adriana Abrão Remião
-
Joice Lopes Leite
-
Jonathas Henrique Britto Porto
-
Jorge Mendes Soares
-
Jose Mateus do Nascimento
-
Josiane Carla Medeiros de Sousa
-
Josiane Silva
-
Jos¿ Cleudo Gomes
-
Josí Aparecida de Freitas
-
João Carlos Carvalho Queiroz
-
João Carlos Ribeiro de Andrade
-
Juciene Silva de Sousa Nascimento
-
Julia Pinheiro Andrade
-
Juliana Alves Isaac
-
Juliana Batista Faria
-
Juliana Ribeiro de Vargas
-
Juliana Rossi Duci
-
Juliana Tereza de Souza Lima Araujo
-
Jussara Biagini
-
Júlio Resende Costa
-
Karime Smaka Barbosa
-
Katia Andrea Silva da Costa
-
Katia Costa dos Santos
-
Katyanna de Brito Anselmo
-
Keila Cristina Batista
-
Kelly Araújo Valença Oliveira
-
Kátia Calligaris Rodrigues
-
Kércia Maria de Sa Morais
-
L?internationalisation de la formation des enseignants et ses retraductions nationales au Brésil: entre politique éducative, formation et travail
-
Lais Fernanda da Silva
-
Larissa Aparecida da Silva Cabral
-
Larissa Salarolli Ruis
-
Lauren Hundertmarck Minato
-
Laélia Carmelita Portela Moreira
-
Leandra de Castro Gonzaga Figueiró
-
Leila Carvalho Freire
-
Leila Conceição Favaro Boldrin
-
Leila Lopes de Medeiros
-
LEITURA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: QUAL É O ESPAÇO NA ESCOLA?
-
Leitura literária na escola em tempos de pandemia: práticas docentes
-
Leonardo dos Santos Silva
-
Les sens, les savoirs, les saveurs: enseigner à l'école primaire.
-
Letícia Regina Silva Souza
-
Liana Maria Carvalho Braid
-
Licenciandas como professoras no estágio: qual referência de matemática?
-
LICENCIATURAS (INTERDISCIPLINARES) EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: ESTUDO SOBRE SUA EXPANSÃO NO BRASIL
-
Lilian Almeida dos Santos
-
Lilian Pereira da Silva Teixeira
-
Linguagem, Estudos Culturais e Formação do/a Leitor/a (LEFOR)
-
Lisiane Costa Claro
-
Literatura, Narrativa e Formação Docente: autoria semeada na experiência ancestral (com)partilhada
-
Loucissie Sant-Ana
-
Luana da Silva Teixeira
-
Lucia Machado de Andrade
-
Luciana Abdonor Pedroso
-
Luciana Amorim de Oliveira
-
Luciana Dantas Mafra
-
Luciana Milcarek
-
Luciana Xavier Bastos Lacerda
-
Luciane Weber Baia Hees
-
Lucimar Gracia Ferreira
-
Lucineia Contiero
-
Lucy Oliveira de Almeida
-
Lucília Inês Andrade Gomes
-
Luis Antonio Verona
-
Luis Felipe de Medeiros Brito
-
Luiz Kawall de Vasconcellos
-
LUIZA SELIS SANTOS SANTANA
-
Léa da Cruz
-
Léia Viviane Fontoura
-
Madison Rocha Ribeiro
-
Manfredo Carlos Wachs
-
Mapas conceituais e a prática reflexiva na formação de professores para o ensino de ciências e matemática
-
Mara Leite Simões
-
Mara Yáskara Nogueira Paiva Cardoso
-
Marcelo dos Santos Bezerra
-
Marcia Adelino da Silva Dias
-
Marcia Betania de Oliveira
-
Marcia Floriano e Silva Darthe
-
Marcia Helena Ferreira Moyzés
-
Marcia Helena Mesquita Ferreira
-
Marcia Helena Nunes Monteiro
-
Marcia Lenir Gerhardt
-
Marcia Maria de Sousa
-
Marcia Siécola
-
Marco Antonio Batista Carvalho
-
Margareth Diniz
-
Maria Aparecida Duarte Lima
-
Maria Aparecida Gomes
-
Maria Carolina Fortes
-
Maria Cláudia Meira Santos Barros
-
Maria da Conceição Maggioni Poppe
-
Maria do Carmo Barros Bernardes
-
Maria do Carmo de Matos
-
Maria Emérita Jaqueira Fernandes
-
Maria Emília Lins e Silva
-
Maria Francineila Pinheiro dos Santos
-
Maria Ghisleny de Paiva Brasil
-
Maria Inmaculada Chao Cabanas
-
Maria Inês Barreto Netto
-
Maria José de Paula
-
Maria José Eras Guimarães
-
MARIA JOSÉ POLONI
-
Maria Ruth Machado Fellows
-
Maria Teresa de Beaumont
-
Maria Teresa Sudário Rocha
-
Maria Ângela Pauperio Gandolfo
-
Mariana Cassab Torres
-
Mariana Lira Ibiapina
-
Mariana Lopes Junqueira
-
Mariana Perez Gonçalves da Silva
-
Mariana Soledade Barreiro
-
Marijane Alves Andrade Pimentel
-
Marilane Maria Wolff Paim
-
Marilene de Oliveira Nunes
-
Marilisi Fischer
-
Mariliza Simonete Portela
-
Maristani Polidori zamperetti
-
Mariângela da Rosa Afonso
-
Marlei Adriana Pastorini Ribeiro
-
Marli Dallagnol Frison
-
Marli Vizim
-
Marly Medeiros de Miranda
-
Martha Lourenço Vieira
-
Matemática no ensino superior: a avaliação da prática docente
-
Maxmüller Coelho Batista
-
Mayara Teles Viveiros de Lira
-
Melita Hickel
-
Memórias de formação e qualificação docente
-
MICHELINY JAFAR DE SOUZA ABREU
-
Miguel André Berger
-
Miriam Benedetti Narvaz
-
Miriam Raymundo da Silva
-
Monica Dias do Nascimento
-
Mostra científica: caminho para a alfabetização científica nas escolas municipais de Maracanaú
-
MOVIMENTOS CONSTRUTIVOS PARA O SER PROFESSOR UNIVERSITÁRIO: ANÁLISE DE ALGUNS PROCESSOS INSTITUCIONAIS
-
Mulher, docência e currículo: a atriz/autora pedagógica em questão
-
Mulheres e formação docente em tempos de TIC: narrativas de experiências de inclusão, competências e empoderamento na UFPB VIRTUAL.
-
Márcia Gorette Lima da Silva
-
Márcia Lúcia Nogueira de Lima Barros
-
Márcia Regina Mendes Santos
-
Márcia Roseli da Costa
-
Márcio Fernando da Silva
-
Mídias na educação : avaliando os egressos da Unimontes
-
Mônica Andrade Modesto
-
Mônica Maria Farid Rahme
-
n. 50 - A FORMAÇÃO DOCENTE E O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: CONTEXTOS E TRAJETÓRIAS
-
Nadeje Martins da Rocha Mialchi
-
Naiara Souza da Silva
-
Narrativas biográficas: relatos de vida, formação docente, saberes e fazeres alfabetizadores
-
Natalia Neves Macedo Deimling
-
Nathalie Emanuelle Pigoretti Lousan
-
NATÁRIO, ELISETE GOMES NATÁRIO
-
Neide Cavalcante Guedes
-
Neusa Aparecida Bolanho
-
Niedja Maria Ferreira de Lima
-
Nilzilene Imaculada Lucindo
-
No silêncio entre as palavras: um atalho nos caminhos da docência
-
Nora Ney Santos Barcelos
-
Nícolas de Souza Brandão de Figueiredo
-
Núcleo de Ensino de Geografia e Didática - NEGED
-
Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Saberes e Práticas em Educação à Distância - UNITAU
-
O Currículo como espaço de participação: práticas de professores na construção de saberes
-
O curso de Pedagogia e a formação do profissional reflexivo
-
O DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR E SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA: UMA PROPOSTA DE ANÁLISE SOB O VIÉS DA CLÍNICA DA ATIVIDADE PARA A FORMAÇÃO CONTÍNUA
-
O Ensino de Ciências para a Educação de Jovens e Adultos em dez anos de Produção Científica ? CAPES 2009-2019
-
O Ensino de Ciências: representações, contextos e sujeitos.
-
O lugar do educando (outro) na atuação e formação do educador bacharel áltero (eu)
-
O lugar do ensino de História nas licenciaturas em História no Brasil: saberes, reflexões e desafios
-
O medo em cena: a ameaça comunista na ditadura militar (Caruaru, PE - 1960-1968)
-
O mestrado nacional profissional em ensino de física no Brasil: caracterizando a proposta
-
O Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da UFRN: uma análise das dissertações e acompanhamento de egressos de 2012 a 2020
-
O movimento como linguagem nas práticas pedagógicas da Educação Infantil
-
O Papel Indutor do Pibid na Formação de Professores Reflexivos 2014- 2016
-
O PERCURSO DA RESSIGNIFICAÇÃO DE SI. DO ESPORTE À FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE DANÇA.
-
O planejamento horizontal da aula, baseado em expectativas de aprendizagem, como instrumento do processo de avaliação contínua
-
O Postítulo em Literatura Infantil e Juvenil da Cidade de Buenos Aires: rede-de-afetos na formação continuada
-
O Processo de Formação Continuada no Projeto da Pedagogia Universitária
-
O PROCESSO DE REFORMA CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO ESTADO DE MINAS GERAIS E SEUS EFEITOS EM RELAÇÃO AO ESTÁGIO CURRICULAR
-
O professor de ensino religioso e os alunos de 4. e 5. série do ensino fundamental: as relações de troca de saberes e de confiança no espaço educativo da sala de aula
-
O professor pesquisador: análise, reflexão e mudança na aula de música.
-
O profissional da educação e a Indústria 4.0: mapeamento de competências para profissionais da educação na perspectiva da Indústria 4.0
-
O profissional de educação do ensino Fundamental: formando, informando, transformando-se
-
O Programa de Pesquisa de Lakatos e sua contribuição para a formação docente: fundamentos para o núcleo estruturante da interculturalidade triangular
-
O Saber Docente: Apontamentos Para Uma Discussão
-
O trabalho e a mobilização de saberes docentes: limites e possibilidades da racionalidade pedagógica na educação superior
-
O uso da tecnologia de informação e comunicação, no ensino, por professores universitários.
-
O uso das tecnologias de informação e comunicação por professores universitários
-
OBSERVATÓRIO DE POLÍTICAS PÚBLICAS
-
Oficina de Criação Coletiva: qualificação dos sentidos, aprendizagens de linguagens e (Re)Criação
-
Oficina Pedagógica: uma prática que oportuniza uma formação mais abrangente, atravessada pela descoberta e sensibilidade
-
Olga Marinho Paiva
-
Olinda Evangelista
-
Organizações Multilaterais e Curso de Pedagogia no Brasil: a construção de um consenso em torno da formação de professores
-
OS CONHECIMENTOS DOCENTES E A ABORDAGEM DO RELEVO E SUAS DINÂMICAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
-
OS DILEMAS E OS DESAFIOS NA FORMAÇÃO DOCENTE: UMA REFLEXÃO NECESSÁRIA EM ÉPOCA PANDÊMICA
-
OS EFEITOS DOS PROJETOS EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL NA FORMAÇÃO DOCENTE E NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA E PRIVADA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM FEIRA DE SANTANA/BAHIA/BRASIL
-
Os impactos da formação de professores em cartografia tátil : perspectivas na educação inclusiva
-
Os saberes da formação inicial do pedaoggo dos anos iniciais do ensino fundamental: experiências nas escolas públicas municipais de Caxias-MA - ISBN 978-85-7463-427-2
-
Os Saberes Pedagógicos dos Professores do Ensino Superior: o cotidiano de suas práticas.
-
Panorama del análisis de tesinas y seguimiento de másteres graduados en programas profesionales en enseñanza de las ciencias y matemáticas (2001-2019)
-
Parábola: Uma abordagem utilizando materiais concretos e o software GeoGebra
-
Patricia Fraga Rocha Rabelo
-
Patricia Martins Bühler Tozzi
-
Patricia Raquel de Sousa Silva
-
Patrícia Eliane de Melo
-
PAULA CAROLEI
-
Paula Rochele Silveira Becher
-
Paulo Domingos Mieres Caruso
-
Paulo Freire ontem, hoje e -mais que nunca-
-
Paulo Inada
-
PEDAGOGIA DO ENGAJAMENTO EM PROJETOS DE INTERVENÇÃO LOCAL NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES NA EJA A DISTÂNCIA
-
Pedagogia Inaciana - Um estudo sobre a sua contribuição para o ensino de Matemática
-
Pedro Ulisses Fernandes Souza
-
PELAS JANELAS VIRTUAIS: HISTÓRIAS DE ARTE E FORMAÇÃO FIADAS NA QUARENTENA
-
Pensamento, diálogo e formação de professores: a documentação narrativa de experiências pedagógicas no GEPPAN.
-
Percepções de Egressos Sobre a Prática como Componente Curricular em um Curso de Licenciatura em Matemática
-
PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES DAS DISCIPLINAS ESPECÍFICAS FRENTE À CARREIRA DOCENTE
-
Pesquisa Colaborativa e Aprendizagem: uma experiência com o ensino da Língua Materna na 1ª série do Ensino Fundamental
-
Pesquisa Crítica Colaborativa aplicada numa sala de aula inclusiva
-
Poliana da Silva Almeida Santos Camargo
-
Poliana Marina Mascarenhas de Santana Magalhães
-
Política Estadual Paranaense de Formação Docente: Princípios Norteadores a partir da Abordagem C.C.S.
-
Por uma alfabetização sem cartilha: narrativas e experiências compartilhadas no Fórum de Alfabetização, Leitura e Escrita da UNIRIO
-
POR UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES/AS: possibilidades emancipatórias em Licenciaturas da UFPB
-
Por uma nova universidade? Interculturalidade e diversidade nas relações entre professores e alunos
-
POssibilidade de inovação na formação de professores de séries iniciais
-
Possíveis repercussões na prática pedagógica que os professores egressos atribuem à especialização em educação matemática - Laseb
-
Pricila Bertanha
-
Priscila Brasileiro Silva do Nascimento
-
Processo Avaliativo nas Atividades Práticas Supervisionadas em Saúde: a Subjetividade Profissional em Foco
-
Processo de ensino - aprendizagem dos alunos 1° e 2º ano do ensino fundamental: proposições pedagógicas significativas
-
Produto educacional: um desafio do mestrado profissional em educação
-
Prof Dr. Jacques Therrien
-
Prof.ª Dr.ª Ana Maria Falsarella
-
Professor de matemática : transmissão de conhecimento ou construção de significados?
-
Professor formador & Professor discente:uma relação a ser construída com consciência da sincronicidade
-
Professor ou Profissional: A formação dos professores das disciplinas específicas dos cursos técnicos de nível médio do Colégio Técnico Universitário da UFJF
-
Professor primário no Ceará provincial: formação e profissão docente
-
PROFª DRª FATIMA MARIA LEITE CRUZ
-
Profª Drª Maria Teresa Esteban do Valle
-
Profº. Drº. Luiz Fernandes de Oliveira
-
Programa de Intervenção com Monitores na Educação Superior
-
PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA, UMA REFLEXÃO HISTÓRICA
-
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência: contribuições, limites e desafios para a formação docente
-
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na Licenciatura em Computação da Universidade Federal Rural da Amazônia (Campus Capitão Poço)
-
Projeto Santos Jovem Doutor ? Uma Aprendizagem Significativa em Saúde no Ensino Básico
-
Promovendo competências de Design Instrucional para a Argumentação Científica com professores em Formação Inicial
-
PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA DOCENTES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO METAVERSO SECOND LIFE
-
PROTAGONISMO INDÍGENA NA PÓS-GRADUAÇÃO: decolonizando o currículo e o espaço universitário INDIGENOUS PROTAGONISM IN POSTGRADUATE: decolonizing the curriculum and the university space
-
Prática docente e o stress
-
Práticas avaliativas favorecedoras à aprendizagem no contexto da inclusão: a subjetividade em foco
-
PRÁTICAS DE LEITURA: UM ESTUDO SOBRE AS REPRESENTAÇÕES E PRÁTICAS DE LEITURA DA ESCOLA CLASSE II
-
Práticas de Leiura na Escola Fundamental
-
PRÁTICAS FORMATIVAS EM UM CENTRO DE APERFEIÇOAMENTO NO DISTRITO FEDERAL: Um olhar sobre o Professor Formador
-
Práticas pedagógicas do tutor online no ensino profissionalizante da educação a distância: um estudo do Programa e-TEC/BRASIL junao CAF/UFPI
-
Práticas pedagógicas inclusivas: percepção das educadoras brasileiras e lusitanas.
-
QUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: AS CONCEPÇÕES DAS PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DE CORUPÁ.
-
Qualidade no Sistema de Estratégias da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro
-
Rafael da Silva Pereira Roseno
-
Rafael Ferreira de Souza
-
Rafael Marques Gonçalves
-
Rafaela Bohrz
-
RAFAELA CRISTINA LOPES MAURÍCIO
-
Rafaela Pascoal Coelho
-
Railda Maria Bispo de Jesus
-
Raquel Antonio Alfredo
-
Raquel Nery Lima Bezerra
-
Raquel Quirino Gonçalves
-
Rebeca Ramos Campos
-
Reflexões sobre a prática pedagógica no ensino de Logaritmo
-
REFLEXÕES SOBRE O PLANEJAMENTO DE ENSINO A PARTIR DA ELABORAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS
-
Regina Lúcia Portela
-
Regina Márcia Gomes Crespo
-
Renata Greco de Oliveira
-
Renata Maria de Almeida e Borges
-
Renato José Jaques
-
Repensando a Tecnologia no Ensino de Química no nível médio: um olhar em direção aos saberes docentes na formação inicial.
-
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE A FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
-
Representações Sociais sobre ser docente: A formação continuada como vetor de mudança nos contextos do Brasil e da Espanha.
-
Ressignificações das aprendizagens de gênero de educador@s no Curso de Especialização em Gênero e Diversidade na Escola - GDE/EAD.
-
Retrocessos e avanços da formação docente: um estudo sobre o curso de Licenciatura em Matemática da UFPB
-
Rhanica Evelise Toledo Coutinho
-
Ricardo Lopes Fonseca
-
Rinaldo Medeiros Alves de Oliveira
-
Rita de Cássia Santana de Oliveira
-
Rodrigo Alberto Lopes
-
Rodrigo Lacerda Carvalho
-
Rogeria Novo da Silva
-
Rogério Santos Pedroso
-
Rosa Maria Alves da Silva
-
Rosana Aparecida Salvador Rossit
-
Rosana Vasconcelos Vito
-
Roselusia Teresa de Morais Oliveira
-
Rosely Cândida Sobral
-
Rosemary Freitas dos Reis
-
Rosinélio Rodrigues da Trindade
-
Rosygse
-
Rosângela Araújo da Silva
-
Rosângela Maria Mazzieiro Mourão
-
Ruttany de Souza Alves Ferreira
-
Rómina de Mello Laranjeira
-
Rômulo Marinho do Rêgo
-
SABERES DA DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: interfaces entre formação e profissionalização docente.
-
SABERES DA TERRA: O CURRÍCULO NEGOCIADO PELOS PROFESSORES NO COTIDIANO DO PROJOVEM CAMPO - MUNICÍPIO DE SANTALUZ - BA
-
SABERES DOCENTES DE PROFESSORES FORMADORES EM INÍCIO DE CARREIRA NO ENSINO SUPERIOR: um estudo com os professores substitutos do núcleo da UESPI em Amarante - PI
-
SABERES DOCENTES NA ORGANIZAÇÃO DO ENSINO-APRENDIZAGEM: UMA CONSTRUÇÃO REFLEXIVA COM PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL
-
Saberes docentes para o Outro na atuação do educador-bacharel na educação superior
-
Saberes Docentes: mobilização e articulação na formação inicial dos professores de Física
-
Saberes necessários ao professor: uma aproximação do conceito de autonomia e de suas implicações para o desenvolvimento da profissão docente
-
Saberes para a docência em Biologia na Educação Profissional
-
Samira Zaidan
-
Sandra Regina Mendes
-
Sarah Camello Vasconcellos
-
Selma Machado Simão
-
SENTIDOS DE APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA DE COORDENADORES E ALUNOS DO PIBID/UESPI: RESSIGNIFICADOS DA FORMAÇÃO INICIAL
-
Sentidos de docência em tempos de EAD: a formação docente no curso de Licenciatura em Pedagogia - LIPEAD da UNIRIO
-
Ser Pedagogo:o conhecimento da identidade profissional pelas histórias devida
-
Sheila Aparecida Pereira de Oliveira
-
SHEILA VALÉRIA PEREIRA DA SILVA
-
Sheylla Chediak
-
Significados do trabalho coletivo no processo de formação inicial de docentes em Educação Matemática digital
-
Silene Cerdeira Silvino da Silva
-
Silvana Malusá Baraúna
-
Silvano Sulzart Oliveira Costa
-
Silvio Denicol Junior
-
Simone Côrte Real Barbieri
-
Simone de Sousa Barbosa e Silva
-
Simone Luccas
-
Simone Regina de Oliveira Ribeiro
-
Sirliane da Costa Viana
-
Sivonei Karpinski Hidalgo
-
Sobre a identidade profissional dos docentes da educação profissional técnica de nível médio - forma integrada : perspectivas a partir dos pressupostos da educação ambiental transformadora
-
Solange Sabino Palazzi
-
Subjetividade e formação docente em um sistema municipal de educação infantil: desafios em tempos de pandemia
-
Suzana Alves Escobar
-
Sávio Jordan Azevedo de Luna
-
Sângela Medeiros de Lima Carvalho
-
Taisa de Sousa Ferreira
-
Tanija Mara de Souza Maria Teixeira
-
Tathiana Jaeger de Morais
-
Tathyana Moratti
-
Teacher Training And Transversality: Perspectives Of Municipal Coordinators Of The Agrinho Program In The State Of Ceará
-
Tecendo diálogos e construindo pontes: a formação docente entre a escola e a universidade
-
Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na Educação Básica: desafios e perspectivas para os anos finais do Ensino Fundamental
-
Tecnoloigas digitais: um novo professor?
-
Terezinha Bazé de Lima
-
Thais Adriane Vieira de Matos
-
Thalita Alves dos Santos
-
Tiago Ribeiro da Silva
-
Tiago Venturi
-
Tornar-se professor de psicologia: encontros com o outro
-
Trabalho docente, formação e profissionalização: o que nos revela o cotidiano do professor
-
Trabalho pedagógico coletivo: um olhar sobre a formação permanente de professores no espaço escolar
-
Trajetória formativa do professor de francês da UFPI: sentidos e significados numa perspectiva sócio-histórica
-
Transdisciplinaridade, ensino e formação de professores de Matemática
-
Tássio Ferreira
-
Um estudo sobre a relação entre mãe e professora na creche
-
Uma análise de concursos públicos sob a perspectiva dos saberes docentes de Tardif
-
UMA LEITURA DAS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO A DISTÃNCIA NO BRASIL: DA RADIODIFUSÃO À TELEVISÃO EDUCATIVA
-
Uma perspectiva construcionista em EAD: estudo de uma possibilidade
-
Uma visão epistemológica da inter/transdisciplinaridade na formação docente
-
Valeria de Oliveira López
-
Valeria Resende Teixeira
-
Valter Mariano dos Santos Junior
-
Valéria Alves da Silva
-
Valéria de Oliveira Roque Ascenção
-
Valéria de Souza
-
Vanessa Godoy Lopes da Silva
-
Vania Fernandes e Silva
-
Vera Cruz de Oliveira Moraes
-
Verônica Cristina de Almeida e Silva de Barros Figueiredo
-
VERÔNICA GESSER
-
Vivian dos Santos Calixto
-
Viviane Pereira Lima Verde Leal
-
Viviani Aparecida da Silva Rodrigues
-
Vânia Alexandrino Leitão
-
Vânia Márcia Silvério Perfeito
-
William de Macêdo Virgínio
-
Wilson Francisco Correia
-
Ângela Adriane Schmidt Bersch
-
Érica Fontes Oliveira Lopes