Ana Maria Esteves Bortolanza
Professora aposentada. Atualmente participo de Grupos de Estudos e Pesquisas como o GEPICE - Grupo de Estudos e Pesquisas Infância e Contextos Educativos da Universidade de Uberaba, o GREPEM ? Grupo de Estudos e Pesquisas Relações de Poder, Esquecimento e Memória do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPGCL/UNISUL). Atuo também como colaboradora pesquisadora/colaboradora do Centro de Investigação de Estudos da Criança ? CIEC (Universidade do Minho, Portugal). Concluí a pesquisa "A formação da atitude autora e leitora a no processo de apropriação da escrita na educação infantil, com apoio financeiro do CNPq. Sou graduada em Letras, com especialização em Língua Portuguesa (Linguística), Literatura Brasileira e Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa. Cursei mestrado em Educação pela UFMS (2005) e doutorado em Educação pela UNESP, campus de Marília (2010). Realizei estudos de pós-doutoramento na Universidade de Évora, Portugal sob a supervisão da Profa. Dra. Ângela Balça (2012-2013). Sou professora aposentada de Língua portuguesa, na rede pública do Estado de São Paulo. Atuei nas Faculdades Integradas Rui Barbosa, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e na Universidade de Uberaba. Trabalhei em cursos de especialização no Instituto de Estudos Avançados de Pós-Graduação (ESAP). Fui coordenadora da área de letras do programa PIBID, de 2014 a julho de 2016. Publiquei o livro Cartas Vazias: Leituras e Leitoras de um Centro de Referência Down, resultado da minha tese de doutorado, pela Editora Unesp. Sou associada à Associação Brasileira de Alfabetização (ABALF) e à Associação Nacional de Pós-Graduação em Educação (ANPEd). Fui docente da UEM (Universiadde Estadual de Mato Grosso do Sul), Docente/Pesquisadora da UNIUBE - UNIVERSIDADE DE UBERABA e da UNISUL - Universidade do Sul de Santa Catarina . Minha área de estudos e pesquisas atualmente é a Linguagem e suas relações com o desenvolvimento humano em processos educativos multidisciplinares;: apropriação e objetivação da fala, escrita e leitura, formação da atitude autora e leitora da criança; alfabetização; literatura infantil; processos de ensino e aprendizagem e formação de professores na Educação Básicar. Coordeno o GRUPO DE ESTUDO BAJARD que discute ALFABETIZAÇÃO.
graduation at Letras : Português e Inglês from Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Mogi das Cruzes (1971), master's at Education from Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2005) and doctorate at Programa de Pós Graduação Em Educação from Universidade Estadual Paulista Faculdade de Filosofia e Ciências de Marilía (2010). Has experience in Education, focusing on Education, acting on the following subjects: leitura, práticas de leitura, educação, educação infantil and formação de professores.
Áreas De Investigação
- Visão geral
- Publicações
- Ensino
- Identidade
- Ver todos
