Otávio Mattos Câmara
Bacharel em Ciências Sociais (com foco em Antropologia Social e Cultural) pela Universidade de São Paulo. Mestre em Cognição e Evolução Humana pela Universitat de les Illes Balears (Espanha) e em Ciência Cognitiva e Linguagem pela Universitat de Barcelona (Espanha). Durante a graduação, fiz um intercâmbio na Universidad Complutense de Madrid (Espanha) e cursei oficialmente matérias em Paleoantropologia e Genética da Conduta, além de ter frequentado como aluno ouvinte cursos em Zooarqueologia e Arqueologia Experimental (neste caso, na Universidad Autónoma de Madrid). Durante minha primeira estada na Espanha também participei das escavações no sítio arqueológico e paleontológico de Atapuerca (Burgos), dirigidas pelo paleoantropólogo Juan Luis Arsuaga.
Meus interesses são interdisciplinares por natureza e envolvem áreas do conhecimento como psicologia do desenvolvimento, antropologia evolutiva e linguística. Especificamente, investigo as relações entre a faculdade da linguagem e a capacidade de adquirir conhecimento cultural através da comunicação, tanto de uma perspectiva ontogenética quanto filogenética.
Desde setembro de 2013 sou pesquisador do Grupo de Pesquisa em Gramática e Cognição (www.grammar.cat) da Universitat de Barcelona, dirigido pelo Dr. Wolfram Hinzen. Este grupo tem por objetivo reavaliar a significância da linguagem para o desenvolvimento cognitivo do ser humano através do estudo de desordens cognitivas como autismo e esquizofrenia. Atualmente estou pesquisando o desenvolvimento da linguagem tanto em crianças com desenvolvimento típico quanto em crianças do espectro autista e os tipos de conhecimento que elas podem adquirir e transmitir através da comunicação à luz do seu estágio lingüístico.
Áreas De Investigação
- Publicações
- Identidade
- Ver todos
