Associate professor of Portuguese as an Additional Language at the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS) since 2012.
Graduate professor of Applied Linguistics at UFRGS since 2015.
Coordinator of the research group Technologies, Interdisciplinarity and Multiliteracy in Education (Tecnologias, Interdisciplinaridade e Multiletramentos na Educação).
Director of the Portuguese for Foreigners Program (Programa de Português para Estrangeiros - PPE) at UFRGS from 2015.2 to 2019.2 and from 2021-1 to 2022-1, and Vice Director from 2012.2 to 2015.1, and again in 2020-2. Pedagogical coordinator at PPE from 2012 to 2019.
Coordinator and one of the creators of the online Portuguese course for Exchange students (CEPI) from 2007 to 2022.
Member of UNHCR's Cátedra Sérgio Vieira de Mello at UFRGS, and coordinator of the sociolinguistic and academic integration of undergraduate refugees at UFRGS during their first year (from March 2018 to April 2023).
Visiting scholar at King's College London and University of Barcelona in 2020.
Gabriela da Silva Bulla é Doutora em Linguística Aplicada pela UFRGS e realizou pós-doutoramento no King?s College London e na Universidade de Barcelona pela CAPES. Desde 2012, é professora associada de Português como Língua Adicional (PLA) no Instituto de Letras da UFRGS e professora de Linguística Aplicada no Programa de Pós-Graduação em Letras da mesma instituição, trabalhando com formação de professores em nível de graduação e pós-graduação. Implementou em 2018, em parceria com Comgrad-Letras e colegas, o Estágio de Docência em PLA (10 créditos) como disciplina obrigatória nas licenciaturas simples em Letras da UFRGS. Atuou como coordenadora do Programa de Português para Estrangeiros (PPE/UFRGS) de 2012 a 2022, desempenhando em paralelo a coordenação do Pré-PEC-G na UFRGS. Foi uma das idealizadoras do Curso online de Português e Espanhol para Intercâmbio (CEPI-Português/UFRGS), criado de 2007 a 2011, e coordenadora do CEPI/UFRGS até 2022. Coordenou o acolhimento linguístico-acadêmico de refugiados selecionados pelas três primeiras edições do programa de ingresso especial na graduação da UFRGS (2018, 2019 e 2022). Participou da aplicação do Celpe-Bras de 2005 a 2017, da elaboração e correção das provas de 2012 a 2017 e foi membro da Comissão Técnico-Científica do Celpe-Bras de 2019 a 2020. É uma das autoras do curso online de formação de professores do MEC Português como Língua de Acolhimento na Educação Básica (em implementação no AVAMEC). Desenvolve pesquisas sobre ensino e aprendizagem de PLA presencial e online, materiais didáticos, projetos educacionais, formação de professores, interação (face a face e online), colaboração, e imigração, PLA e escola. É líder do grupo de pesquisa Tecnologias, Interdisciplinaridade e Multiletramentos na Educação.