Edilaine Buin Barbosa
Professora associada da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), onde atua na graduação e no Programa de Pós Graduação em Linguística, desde 2012. Doutora e mestre em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), nas áreas de Linguística Textual e de Aquisição da Escrita, respectivamente. Graduada em Letras, licenciatura e bacharelado, pela mesma universidade. Durante a graduação, foi bolsista de iniciação científica, por 3 anos, no âmbito do Projeto Integrado "A relevância dos dados singulares na aquisição da escrita" (CNPq 521837/92-5). Depois de formada, foi bolsista de Aperfeiçoamento, por um ano, no âmbito do mesmo projeto de pesquisa. Realizou estágio pós-doutoral na Universidade de São Paulo (USP)/Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas (FFLCH) e, mais recentemente, na Universidade Federal de Santa Catarina-PR (UFSC), na área de Políticas Linguísticas. Acumula larga experiência no ensino básico, em escola pública e particulares, e na formação continuada de professores. Atuou, em faculdade particular, em cursos de especialização em Linguística, na área de Semântica, e em Psicopedagogia, na área de Aquisição de Leitura e de Escrita, como docente e na orientação de trabalhos conclusivos. Na UFGD, de 2014 a 2018, foi coordenadora de área do Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docênia (PIBID) e, também, de 2019 a 2021, tutora do Programa de Educação Tutorial do curso de Letras da UFGD (PET). É vice-líder do Grupo de Estudos de Linguagem e Transculturalidade (GELT-CNPq).
graduate at Letras - Bacharelado from Universidade Estadual de Campinas (1994), graduate at Letras - Licenciatura from Universidade Estadual de Campinas (1994), master's at Linguistics from Universidade Estadual de Campinas (2000) and ph.d. at Linguistics from Universidade Estadual de Campinas (2006). Has experience in Linguistics, focusing on Theory of Linguistic Analysis, acting on the following subjects: coerência, interação, escrita, gramática and aquisição da escrita.
Áreas De Investigação
- Visão geral
- Publicações
- Ensino
- Identidade
- Ver todos
