Gian Filipe Rodrigues Orsini
Master student in the Program of Communication from the Fluminense Federal University(UFF), Cinema and Audiovisual Studies Research Line. CNPq scholar, his research investigates narrative and temporal aspects in the long-take in the films "Russian Ark" and "Still Orangutans" under supervision of Prof. Dr. Mauricio de Bragança. Degree in Social Communication at the Federal University of Paraiba in qualifications Radio and Television (2011) and Public Relations (2012). Director and screenwriter, he has experience in the audiovisual field, also working in the following areas of photography and direct sound.
Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (2017/Bolsista CNPq); graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba nas habilitações Rádio e Televisão (2011) e Relações Públicas(2012). Em sua pesquisa de mestrado, investigou questões narrativas, temporais e estilísticas no plano-sequência, sob orientação do Prof. Dr. Maurício de Bragança. Está gerente audiovisual da Fundação Espaço cultural, Governo da Paraíba, onde também atua como diretor e programador do Cine Banguê.
Tem larga experiência na execução de projetos no campo audiovisual. Diretor e roteirista, escreveu e dirigiu os curtas A coisa (2010), Irmãs (2011), Catástrofe(2013), Sexta-feira(2015) e Campana (2016), com circulação em mais de 50 festivais e 15 prêmios em festivais brasileiros. O curta Catástrofe foi aprovado e financiado pelo I Edital de Curtas e longas-metragens da UEPB; o filme Campana foi aprovado e financiado pelo I Edital Walfredo Rodrigues de curtas e longas-metragens oferecido pela Funjope e Prefeitura de João Pessoa, e pelo 2º prêmio Linduarte Noronha oferecido pelo Governo do Estado da Paraíba, através da Secretaria de Estado da Cultura e do Fundo de Incentivo à Cultura Augusto dos Anjos. Possui atuação polivalente na área audiovisual, tendo colaborado, entre curtas e longa-metragens, em mais de 70 filmes, também como Diretor-Assistente, Diretor de Fotografia, Câmera, Montador e Técnico de Som Direto - tendo recebido 10 prêmios na área de som.
Curador da 1º e 2º Fantacine, mostra de cinema fantástico de Rondônia. Participou na produção audiovisual de 8 edições do Festival Aruanda de Cinema (duas delas também como curador); e de 2 edições do Festival Móbile como produtor e curador. Ministrou oficinas de formação audiovisual, direção, roteiro e câmera, em projetos financiados pelo Ministério da Cultura, Secult-PB e Prefeitura de João Pessoa, como Paraíba Cine Senhor, Cinema Adentro, Oficinas nos bairros, CineSesc. Trabalhou no Laboratório de Desenvolvimento de Material Instrucional, colaborando na realização de diversas vídeo aulas e projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação audiovisual ligados à UFPB Virtual. Atuou em diversos projetos ligados ao audiovisual, integrando o Coletivo Filmes a Granel, a Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-metragistas - Seção Paraíba, o Pontão de Cultura Rede Nordestina Audiovisual, o Pontão de Cultura Paraiwa e o Tintin Cineclube. Um dos sócio-fundadores da produtora Extrato de Cinema, participou ativamente do desenvolvimento criativo e realização de diversos produtos audiovisuais inovadores, entre filmes de ficção, documentários, institucionais, publicidades, vídeos para web e cine jornais. No momento, desenvolve o roteiro do longa-metragem Deriva, projeto aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura e do Fundo de Incentivo à Cultura Augusto dos Anjos e o longa Estranho Vazio, financiado através do Núcleos criativos do FSA, através da produtora Vermelho profundo.
Áreas De Investigação
- Publicações
- Identidade
- Ver todos
