Doutorado em andamento na Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGE/UFRJ), em 2021; Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGE-UFRJ), em 2014; Especialização em Psicopedagogia pelo Centro de Estudos Psicopedagógicos do Rio de Janeiro (CEPERJ) e pelo Centro de Estudios Psicopedagógicos de Buenos Aires, em 1990; Especialização em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO), em 1990; Especialização em Educação Pré-Escolar pela Universidade Estácio de Sá (UES), em 1983. Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de Ciências e Letras Notre Dame -RJ, em 1981. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Profissão Docente (GEPROD-LEPED/UFRJ), sob a coordenação da Profª Drª Maria das Graças Chagas de Arruda Nascimento (2011 a 2012 e 2021) e do Núcleo de Estudos de Currículo - NEC-UFRJ, sob a coordenação da professoras Profª Drª Rosanne Evangelista Dias e da Profª Drª Rozana Gomes de Abreu (2012 a 2014). Desenvolve pesquisas sobre Currículo, Políticas Curriculares, Didática, Formação e Desenvolvimento Profissional Docente, com foco nas seguintes temáticas: identidade profissional docente; profissionalidade docente; inserção profissional docente; indução profissional docente. Exerce o cargo de Técnica em Assuntos Educacionais na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), desde 2010 até a presente data. Integra diversas instâncias do do Complexo de Formação de Professores: Comitê Permanente (desde 2016), Núcleo de Planejamento Pedagógico Licenciaturas - NPPL do curso de Pedagogia-FE/UFRJ (desde 2019); Grupo de Orientação Pedagógica do curso de Pedagogia - GOP (desde 2019). Integrou a Comissão da Reforma Curricular do Curso de Pedagogia da UFRJ. Atuou como psicopedagoga clínica e institucional (1981-2009). Atuou como Professora da Educação Básica, Professora de Ensino Superior, Orientadora Educacional e Coordenadora Pedagógica (1981-2009).
graduation at PEDAGOGIA from FACULDADE DE EDUCAÇÃO CIÊNCIAS E LETRAS NOTRE DAME (1981). , acting on the following subjects: profissionalização docente, políticas de formação docente, universidade pública and educação básica.