Janaina Sant'Ana Maia
Sou paulista, da cidade de Taubaté, onde cursei biologia na UNITAU (Universidade de Taubaté), concluindo o bacharelado em 1997 e a licenciatura em 1999. No ano de 2000 iniciei o curso de mestrado em Sensoriamento Remoto no INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Ao concluir o mestrado, no início de 2003, mudei-me para Tijucas, Santa Catarina, e nesse mesmo ano iniciei o doutorado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), fazendo parte do Grupo de Pesquisas Transdisciplinar em Governança da Água e do Território (GTHidro). Meu primeiro contato com o GTHidro foi em 2004, na disciplina de Gestão de Bacias Hidrográficas, cuja abordagem metodológica me encantou. Porém minha participação no grupo efetivou-se somente em 2006, quando iniciamos a construção da minha tese de doutorado sob a orientação do professor Drº Daniel José da Silva.
Atuo, como pesquisadora, nas áreas de Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento, Gestão de Bacias Hidrográficas, Governança da Água e Ecologia da Paisagem. Também trabalhei na área da educação, com educação ambiental e no ensino de biologia. Ao concluir o doutorado me mudei novamente, para atuar numa área que sempre foi um sonho: a Amazônia. Trabalhei no Centro Regional da Amazônia (CRA/INPE) com o monitoramento do desmatamento e com o mapeamento de mudanças de uso e cobertura da terra, atuando por 5 anos em Belém/PA e, em 2015, sendo transferida para São José dos Campos/SP.
Atualmente trabalho na Fundação de Ciência, Aplicações e Tecnologia Espaciais (FUNCATE), onde contribuo com o mapeamento e monitoramento do Bioma Mata Atlântica no projeto "Monitoramento Ambiental dos Biomas Brasileiros por Satélites (Mata Atlântica, Caatinga, Pampa e Pantanal)". Acredito que podemos mudar o mundo e parte da minha contribuição para essa mudança surge da minha implicância com a comunidade da Bacia do Rio Tijucas e com o Comitê de Gerenciamento de Bacia Hidrográfica onde desenvolvi a tese intitulada "Governança da Água e Tecnologias de Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento para a Construção de Cenários Ambientais na Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas, Santa Catarina, Brasil" e, também, contribuindo com o mapeamento e monitoramento de importantes biomas do país.
graduate at Bacharelado em Ciências Biológicas from Universidade de Taubaté (1997), graduate at Licenciatura em Ciências Biológicas from Universidade de Taubaté (1999) and master's at Sensoriamento Remoto from Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2002). Has experience in Forest Resources and Forest Engineering, focusing on Nature Conservation, acting on the following subjects: sensoriamento remoto, código florestal, ornitologia, aves and evolução.
Áreas De Investigação
- Visão geral
- Publicações
- Identidade
- Ver todos
