Publicações no BrCris
 

Rute Elizabete de Souza Rosa Borba

Master's at Mestrado em Psicologia Cognitiva from Universidade Federal de Pernambuco (1993) and PhD from Oxford Brookes University (2002). Has experience in Education, acting on the following subjects: desenvolvimento conceitual, significados, invariantes, representacoes, numero inteiro relativo, estruturas aditivas and estudo experimental.
Possui Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1985), Mestrado em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco (1993), PhD pela Oxford Brookes University (2002) e Pós-doutorado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2016). Professora da Universidade Federal de Pernambuco. Na graduação ensina Fundamentos do Ensino de Matemática, Desenvolvimento do Raciocínio Combinatório e Pesquisa e Prática Pedagógica. Na pós-graduação ensina Tópicos em Educação Matemática - Estatística e Combinatória. Pesquisa e orienta estudos em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento conceitual (estruturas aditivas e multiplicativas, em particular o raciocínio combinatório, e o papel de significados, propriedades, relações e representações simbólicas no aprendizado matemático), análise de livros didáticos e formação de professores que ensinam Matemática. Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), de 2010 a 2013; Coordenadora da Pós-graduação em Educação Matemática e Tecnológica (Edumatec), de 2012 a 2014; Coordenadora do GT01 (Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental) da SBEM de 2012 a 2018; e líder do Grupo de Pesquisa (CNPq): Grupo de Estudos em Raciocínio Combinatório do Centro de Educação da UFPE (Geração), desde 2009.

Áreas De Investigação áreas de pesquisa

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Publicações
  •  
  • Pesquisas
  •  
  • Ensino
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •