Publicações no BrCris
 

Sandra Regina Facioli Pestana

Doutore em Artes pela ECA/USP, onde desenvolveu a pesquisa ?La Pocha Nostra: traje de cena em performance?, sob orientação do Prof. Dr. Fausto Viana. Mestre em Artes pela ECA/USP, onde pesquisou ?Identidade Cultural Brasileira nos Figurinos de O Rei da Vela?, também sob orientação do Prof. Dr. Fausto Viana. Graduada em Artes Cênicas pela UNICAMP, onde estagiou por quatro anos no Laboratório de Figurinos do Depto. de Artes Cênicas, sob orientação do Prof. Márcio Tadeu e da Sra. Dalvina Rodrigues. Desde 2018 é docente nos cursos de Teatro e Dança da Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, onde ministra Práticas de Ensino: Estética do Espetáculo, além das disciplinas Práticas de Ensino em Arte Cênicas I e II (cenografia e indumentária), no curso de Teatro, e Elementos Visuais e Sonoros, no curso de Dança, através das quais orienta a criação e produção das visualidades dos espetáculos de TCC. Também é arte educadore na Fábrica de Cultura do Jd. São Luís, onde ministra oficinas de criação de figurino e de iniciação à modelagem e customização de trajes. Desenvolveu entre 2015 e 2018 a atividade Ação Cênica a partir do Traje, no Clube, espaço de convivência e de acompanhamento clínico para adolescentes e jovens adultos com dificuldades para estabelecer vínculos sociais e alcançar autonomias. Fundadora da agrupação Resite Corazón Invenções Artística, que reúne artistas que colaboram em criações que fundem performance e arte vestível com outras linguagens, como graffiti, música e poesia. A agrupação tem em seu repertório as performances PARANGOLÉ-GRAFFITI - parceria com Luis Birigui, CausaEfeito Art Spray -, que desde 2011 cria graffitis vestíveis sobre pessoas do público; e DO BARRO DE MANOEL, performance intermídia poético musical realizada a partir de poesias de Manoel de Barros, com trajes inspirados em Artur Bispo do Rosário. Pesquisa visualidade cênica buscando explorar as potencialidades da relação corpo, traje e espaço. Dentre suas criações, destaca-se: coordenação dos figurinos de Ruas Cruzadas (2019) e Mãe Ventania (2018), ambas da Fábrica de Cultura do Jd. São Luiz; Sobre Fósforos, Nuvens e Passarinhos, parceria com Heidi Monezzi, Teatro da Travessia (2016); PERCH, Lume Teatro (Brasil), Conflux (Escócia), Legs on the Wall (Austrália) e Stephen Deazley (Irlanda) (2014); Cenografia de Nossa Cidade, CPT, direção Antunes Filhos (2013), Flamingos de Fuego, The Pambazos Bros, direção Ricardo Puccetti (2013); TRANS, Cia Zero Zero, direção Márcio Tadeu (2012); MABEMA, Périplo Procuções, direção Tadashi Endo (2010); La Mutante Varieté, The Pambazos Bros (2006), prêmio Melhor Figurino Teatro de Rua, Festival de Limeira; e Agda, Matula Teatro e Boa Companhia (2006), dir. Moacir Ferraz, em parceria com Anna Kühl, prêmio Melhor Figurino FESTE/2011. Entre os anos de 2006 e 2013 desenvolveu atividades como produtora executiva, das quais destaca-se: Performance POCHA REMIX e workshop Exercícios para Artistas Rebeldes, ambos Cia. Pocha Nostra (México/EUA) ? FIT/Périplo Produções ? 2012; espetáculo IKIRU ? RÉQUIEM PARA PINA BAUSCH ? Tadashi Endo (Japão) - Caixa Cultural/RJ 2011; FEVERESTIVAL ? FESTIVAL INTERNACIONAL DE CAMPINAS ? Coordenação Geral - 2005-2009; e projeto CIRCO ABERTO ? Ganhador Prêmio Interações Estéticas ? Residência Artística em Pontos de Cultura (Casa de Cultura Tainã, Campinas, SP) ? FUNARTE 2008.
bachelor's at Artes Cênicas from Universidade Estadual de Campinas (2003), master's at Arts from Universidade de São Paulo (2012), PhD at Arts from Universidade de São Paulo (2019). Has experience in Arts, acting on the following subjects: performance, teatro, figurino, dança and parangolé.

Áreas De Investigação áreas de pesquisa

  •  
  • Afiliação
  •  
  • Publicações
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •