Gil Vicente Tavares é diretor, dramaturgo, compositor e professor da Escola de Teatro da UFBA. Doutor em artes cênicas, teve sua tese publicada pela EDUFBA com o título a Herança do Absurdo. Sua peça de formatura, Quartett, rendeu-lhe seu primeiro prêmio como revelação, pelo Prêmio COPENE de Teatro, atual BRASKEM.
Profissionalmente, destacam-se trabalhos como a direção de Alzira Power, comemorando os 40 anos de Yumara Rodrigues, o trabalho como um dos roteiristas do filme Cidade Baixa, e como um dos atores do espetáculo Vixe Maria, Deus e o Diabo na Bahia.
Em 2006, criou o grupo Teatro NU. Com mais de dez espetáculos realizados, o grupo vem acumulando prêmios e viajando por alguns dos principais festivais de teatro do país. Destacam-se, em sua produção, Sargento Getúlio (2011), Prêmio Braskem de melhor espetáculo e melhor ator; Quarteto (2014), Prêmio Cenym de melhor grupo de teatro, melhor qualidade artística, melhor iluminação, melhor maquiagem e melhor cartaz; SADE (2015), Prêmio Fapex de Teatro, Prêmio Braskem de melhor texto para Gil e Prêmio Cenym de melhor elenco; em 2017, Os pássaros de Copacabana, Prêmio Braskem de melhor direção para Gil, além de melhor ator, e Prêmio Cenym de melhor monólogo; Um Vânia, de Tchekhov, Prêmio Braskem de melhor espetáculo, melhor direção também para Gil, e melhor ator, novamente; e As tentações de Padre Cícero (2018), Prêmio Braskem de melhor texto e melhor direção musical; publicada recentemente pela Coleção Dramaturgia, da EDUFBA.
Em 2019, dirigiu sua primeira ópera, Lídia de Oxum, de Lindenbergue Cardoso e Ildásio Tavares, com a participação da Orquestra Sinfônica da Bahia, com a qual vem trabalhando na direção de diversos concertos.
Em 2020, dirigiu e roteirizou dois trabalhos da orquestra para a plataforma do Youtube. Em plena pandemia, respeitando todos os protocolos, Tavares dirigiu o Sarau da Casa Rosa, comemorando 1 ano de existência da casa, transmitido pelo canal do espaço, tendo Carlinhos Brown como artista principal, contando ainda com convidados especiais.
Gil ainda foi responsável pela direção de diversos eventos, como os 30 anos da Rádio Educadora e os 50 anos do Teatro Castro Alves, com a presença de grandes nomes da música brasileira como Gilberto Gil, Rumpilezz, Baby do Brasil, Elza Soares, Fafá de Belém, OSBA e Carlinhos Brown, dentre outros.
Como compositor, ganhou o III Festival de Música Educadora FM com a canção A viagem de Firmino.
graduate at Bacharelado Em Direção Teatral from Universidade Federal da Bahia (1999) and master's at Arts from Universidade Federal da Bahia (2006). Has experience in Arts, focusing on Theatral Direction, acting on the following subjects: bahia, teatro, dramaturgia, direção and música.