Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco, com Pós-Doutorado em Educação pela Universidad de Buenos Aires. É Professora Titular da Universidade Federal de Pernambuco, no Centro de Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em ensino e aprendizagem, pesquisando principalmente os seguintes temas: prática pedagógica, produção de textos, leitura, alfabetização, oralidade,argumentação e heterogeneidade, sobre os quais tem escrito artigos e livros. Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação e no Mestrado Profissional em Educação Básica na UFPE, orientando dissertações e teses nos núcleos "Educação e Linguagem" e "Ensino" Integra o Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL / UFPE), onde desenvolve atividades de formação de professores, produção e análise de materiais didáticos (livros, jogos,vídeos) e de propostas curriculares. Tem coordenado ações de políticas publicas educacionais, como PNAIC, Pró-Letramento, PNLD, dentre outros, e participado da gestao de instituições científicas, como Associação Brasileira de Alfabetização.
graduate at Psicologia from Universidade Federal de Pernambuco (1988), master's at Psychology from Universidade Federal de Pernambuco (1993) and ph.d. at Psychology from Universidade Federal de Pernambuco (2004). Has experience in Education, focusing on Education-Learning, acting on the following subjects: produção de textos, alfabetização, ensino, metodologia de ensino and leitura.