Didática da Língua Portuguesa Grupo de Pesquisa uri icon

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descrição

  • O Grupo "Didática da Língua Portuguesa" da UFPE tem contribuído com o debate sobre ensino e a aprendizagem da língua materna, a partir da produção e divulgação de pesquisas em torno a variadas temáticas como: 1) Representações dos aprendizes sobre os objetos de conhecimento vinculados à língua, trabalhados na escola; 2) Representações dos docentes acerca do ensino e da avaliação em diferentes eixos da área curricular de língua portuguesa; 3) Efeitos de diferentes estratégias didáticas na aprendizagem de língua portuguesa; 4) Formação inicial e continuada do professor de língua portuguesa; 5) Práticas de Alfabetização e Letramento; 6) Propostas curriculares, livros didáticos e outros recursos didáticos destinados ao ensino da língua portuguesa e sua apropriação pelos docentes. 7) Letramento e novas tecnologias da informação e comunicação; 8) História das práticas de leitura e de produção textual vividas pelos docentes e suas relações com o ensino de língua. As investigações desenvolvidas têm sido sistematicamente apresentadas em encontros acadêmicos nacionais ( nas reuniões anuais da ANPEd, no ENDIPE, no COLE, no ENAL, etc.) e internacionais. Além das publicações em anais que registram aqueles trabalhos, o grupo tem publicado em revistas nacionais e estrangeiras (como Revista de Educação Brasileira, RBEP, Educação e Pesquisa, Educação em Revista, Leitura: Teoria e Prática, Psicologia: reflexão e crítica, Arquivos Brasileiros de Psicologia, Lectura y Vida, Revista Portuguesa de Educação). No Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPE, o grupo já formou 52 mestres e 05 doutores. Atualmente, o grupo orienta em nosso Programa 18 doutorandos e 32 mestrandos. O grupo também atua na assessoria a redes públicas de ensino e coordena o Centro de estudos em Educação e Linguagem da UFPE, selecionado pelo MEC para ser um dos cinco centros nacionais responsáveis pela formação continuada de professores, através da Rede Nacional de Formação de Professores daquele Ministério.

Data arquivamento

  • 1996