O Grupo "Didática da Língua Portuguesa" da UFPE tem contribuído com o debate sobre ensino e a aprendizagem da língua materna, a partir da produção e divulgação de pesquisas em torno a variadas temáticas como: 1) Representações dos aprendizes sobre os objetos de conhecimento vinculados à língua, trabalhados na escola; 2) Representações dos docentes acerca do ensino e da avaliação em diferentes eixos da área curricular de língua portuguesa; 3) Efeitos de diferentes estratégias didáticas na aprendizagem de língua portuguesa; 4) Formação inicial e continuada do professor de língua portuguesa; 5) Práticas de Alfabetização e Letramento; 6) Propostas curriculares, livros didáticos e outros recursos didáticos destinados ao ensino da língua portuguesa e sua apropriação pelos docentes. 7) Letramento e novas tecnologias da informação e comunicação; 8) História das práticas de leitura e de produção textual vividas pelos docentes e suas relações com o ensino de língua. As investigações desenvolvidas têm sido sistematicamente apresentadas em encontros acadêmicos nacionais ( nas reuniões anuais da ANPEd, no ENDIPE, no COLE, no ENAL, etc.) e internacionais. Além das publicações em anais que registram aqueles trabalhos, o grupo tem publicado em revistas nacionais e estrangeiras (como Revista de Educação Brasileira, RBEP, Educação e Pesquisa, Educação em Revista, Leitura: Teoria e Prática, Psicologia: reflexão e crítica, Arquivos Brasileiros de Psicologia, Lectura y Vida, Revista Portuguesa de Educação). No Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPE, o grupo já formou 52 mestres e 05 doutores. Atualmente, o grupo orienta em nosso Programa 18 doutorandos e 32 mestrandos. O grupo também atua na assessoria a redes públicas de ensino e coordena o Centro de estudos em Educação e Linguagem da UFPE, selecionado pelo MEC para ser um dos cinco centros nacionais responsáveis pela formação continuada de professores, através da Rede Nacional de Formação de Professores daquele Ministério.