Delma Josefa da Silva
Professora Adjunta da Universidade de Pernambuco-UPE, lotada no Campus Garanhuns (2023-atual). Doutora e Mestre em Educação PPGEdu-UFPE (2017 e 2000).Bacharel em Ciências Sociais UNICAP (1992). Atuou como técnica no Programa Primeira Infância no SUAS pelo Centro de Desenvolvimento e Cidadania-CDC, desenvolvendo atividades formativas e de monitoramento do programa (2020-2023); Professora Substituta no Centro Acadêmico de Vitória- CAV-UFPE (2017-2018) e Centro de Educação-UFPE (1999-2000), Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino-DMTE. Pesquisa no campo da Educação e Relações Étnico-Raciais desde os anos 1996. Desde 2011 ministra as disciplinas Fundamentos da Educação, Políticas Educacionais, Afrodescendência e Educação. Professora Colaboradora na Escola de Conselhos de Pernambuco- ECEPE-UFRPE (desde 2014), ministrando a disciplina Seminários de Pesquisa na Especialização de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes. Integrou a equipe de Sistematização do Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes de Pernambuco (2018-2027), Pesquisadora no LAHIN-Laboratório de História das Infâncias/UFRPE. Ministra cursos e palestras sobre africanidades, necropolítica, branquitude e antirracismo. Participou da Comissão de Heteroidentificação da UFPE em duas gestões. Coordena projeto com foco na literatura, e as suas interlocuções com vários campos do conhecimento. Exerceu docência na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru (2011-2016) ministrando aulas na graduação e pós-graduação. Coordenou o Núcleo de Pesquisa-Nupesq/Fafica (2011 a 2016); organizou três edições do Encontro de Ensino Pesquisa e Extensão-EEPE/FAFICA. Editora Geral da Revista Interfaces de Saberes- NUPESQ-FAFICA (2011-2016). Iniciou nos anos 2000 uma parceria com a Comunidade quilombola de Conceição das Crioulas. Em 2003 a parceria entre o CCLF e a AQCC foi ampliada e incluiu o Grupo Identidades do Porto, composto por integrantes da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Dessa articulação, integrou a coordenação do primeiro intercâmbio artístico cultural e a Primeira Semana Cultural na Comunidade Quilombola. Assessorou a Comissão de Educação da AQCC. Em 2007 organizou três publicações: Educação Escolar Quilombola, Terra Quilombola e Organização Quilombola. Esta produção consta como referência nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola, sancionada em 2012 pelo MEC. Em 2006 contribuiu com a realização do I Seminário Estadual para construir as Diretrizes Educacionais para as Comunidades Quilombolas de Pernambuco, organizado pela Secretaria de Educação do Estado em parceria com a Articulação Estadual Quilombola. Trabalhou como Técnica em Projetos no Centro de Cultura Luiz Freire de 1990 a 2015, onde exerceu gestão de projetos e atividades de coordenação de Pesquisas em Educação com apoio da Fundação Ford (2006,2008) e Fundação Kellogg/Unesco (2003); Gestão e coordenação de Projetos Sociais, em especial voltados à garantia dos direitos humanos de crianças e de adolescentes e Comunidades Quilombolas em Pernambuco, Paraíba, Ceará e Piauí. Ativista em Direitos Humanos, exerceu a gestão MNDH-PE, 2010-2012.
graduation at Bacharelado em Ciências Sociais from Universidade Católica de Pernambuco (1992), master's at Education from Universidade Federal de Pernambuco (2000) and doctorate at Education from Universidade Federal de Pernambuco (2017). Has experience in Education, focusing on Education, acting on the following subjects: educação, direitos humanos, educação das relações étnico-raciais, currículo and consciência negra.
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