Publicações no BrCris
 

Edgard Bruno Cornacchione Junior

Edgard Cornacchione, Ph.D., is Full Professor at the College of Economics, Business and Accounting of the University of Sao Paulo (USP, Brazil), where he served as the chairman of the Department of Accounting and Actuarial Sciences (former Department Head and Director of Graduate Programs in Accounting). Dr. Cornachione is a chartered accountant and holds bachelor?s, master's and doctoral degrees in Accountancy from USP, where he received the degree of ?livre docente? (post doctoral degree). He holds a Ph.D. degree in Human Resource Education from University of Illinois at Urbana-Champaign (USA), where he received teaching and academic awards. He has published several studies and has a record of successful grant application and funded projects, including, most recently, a grant from the Brazilian Ministry of Education (CAPES) and the US Department of Education (FIPSE) to establish an education consortium between the Brazil and US. His currently research interests gravitate around organizational development and human performance improvement focusing on management education along with its evaluation, including effects of advanced technologies. With solid teaching experience at both undergraduate and graduate levels since 1992 (when he started at USP) he has also been involved with in-company training, consulting, and legal opinions. Currently, he serves as editorial board member for journals in Brazil, US, and UK, and as referee for many other journals and conferences (United States, Europe and Brazil). He has been an active member of academic and professional associations such as AAA, AOM, IAAER, EAA, AAH, AHRD, ASTD, AERA, CFC, ANPCONT and ANPAD. As a hobby, he exercises his privileges as an FAA-certified private pilot.
Possui graduação (1990), mestrado (1994), doutorado (1999) e livre-docência (2004) em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo (USP). Concluiu seu segundo doutorado em 2008 pela University of Illinois at Urbana-Champagn (EUA) na área de Human Resource Education (PhD), com pesquisa sobre uso de tecnologias instrucionais avançadas em programas oferecidos na modalidade online e em modelos de treinamento e desenvolvimento. Concluiu pós-doutoramento na University of Illinois at Urbana-Champaign, EUA (2003) e participou do programa Colloquium on Participant-Centered Learning (CPCL) da Harvard Business School, EUA (2004). É professor titular (MS-6) da Universidade de São Paulo (USP). Atua no conselho editorial do periódico Human Resource Development International (Taylor & Francis), RBC (CFC/Brasil) e REPEC (CFC/Brasil). Atua como revisor dos periódicos: Accounting Education (UK), Business Ethics (UK), J. of Educational Computing Research (EUA), Organization Management Journal (EUA), International Journal of Productivity and Performance Management (UK), J. of Online Learning and Teaching (USA), Brazilian Administration Review (BAR), R. Contabilidade & Financas (FIPECAFI/USP), R. Base (UNISINOS), R. Administração Contemporânea (RAC), R. Informação Contábil (UFPE), R. Brasileira de Gestão de Negócios (FECAP) e R. Contabilidade e Organizações (FEARP/USP). Atua como revisor de diversos congressos nos EUA, Europa e Brasil. Coordenador de eLearning da FIPECAFI. Ex-membro do conselho fiscal do CIETEC. Ex-coordenador do Programa de Pós-graduação em Controladoria e Contabilidade da FEA/USP e ex-chefe do Departamento de Contabilidade e Atuária da FEA/USP. Presidente do Conselho Curador da FIPECAFI. Com experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis e Human Resource Development, tem atuado principalmente nos seguintes temas: controladoria, informações gerenciais e educação para negócios. Pesquisador associado da Escola do Futuro da USP. Membro ativo de associações profissionais e acadêmicas, internacionais e brasileiras, tais como American Accounting Association (AAA), European Accounting Association (EAA), Academy of Human Resource Development (AHRD), Academy of Management (AOM), International Association for Accounting Education and Research (IAAER), American Society for Training and Development (ASTD), American Educational Research Association (AERA), National Business Education Association (NBEA), ANPAD, ANPCONT, Delta Pi Epsilon, CFC/CRC (Brasil). Membro por execlência acadêmica da Honorary Society of Phi Kappa Phi (USA). Ex-Diretor Científico da ANPCONT. Entre autoria de livros (respectivas edições e participações) e capítulos de livros no Brasil e exterior, está presente em várias obras. Autor de diversos artigos publicados em periódicos acadêmicos (nacionais e internacionais), com intensa participação em congressos internacionais e nacionais. Foi agraciado nos EUA com dois prêmios de mérito acadêmico (2007 William Chandler Bagley award e 2007 Boeing Scholar award) junto à U. of Illinois at Urbana-Champaign, onde também recebeu três prêmios de mérito didático (List of Teachers Ranked as Excellent, Spring 2007, Summer 2007 e Spring 2008). Diversos prêmios de desempenho didático na USP foram recebidos ao longo de sua carreira. Acumula experiência didática no Brasil em graduação e pós-graduação desde 1992 (quando ingressou como docente na USP), tendo concluído orientação dezenas de alunos de graduação, vários em Iniciação Cientifica (PBIC/CNPq), bem como várias orientações de Mestrado e Doutorado. Acumula experiência didática em graduação e pós-graduação nos EUA desde 2005, quando iniciou atividades junto à UIUC. Indicado para aproximadamente uma centena de bancas de avaliação de trabalhos de pós-graduação. Atualmente orienta normalmente alunos de Mestrado e Doutorado. Desenvolveu trabalho de Avaliação de Programa Educacional (Program Evaluation) do programa online (eLearning) da FIPECAFI durante 2007-200

Áreas De Investigação áreas de pesquisa

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Publicações
  •  
  • Pesquisas
  •  
  • Ensino
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •