Doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília- UNB, mestre em Educação pela Universidade Católica de Brasília- UCB e Graduada em Letras. Desenvolve estudos sobre emoção e o seu papel no desenvolvimento humano, Deficiência Intelectual- DI, migração internacional e narrativas. Participou de diversos congressos, no Brasil e no exterior, com visita técnica na City University em Nova York, além de apresentações, palestras e minicursos em instituições públicas e privadas.
Publicou estudos empíricos, teóricos e metodológicos sobre compensação da DI, emoções e avaliação de Funções Executivas por meio de narrativas, com foco em situações reais ao invés de testes laboratoriais. Na migração internacional, desenvolve e coordena projeto de extensão da UNB em parceria com a secretaria de Estado de Educação do DF, bem-vindos-Vindos ao DF: Português Língua de Acolhimento e Desenvolvimento Humano. É docente de língua portuguesa para migrantes de diversas nacionalidades, de continentes como Ásia, África, américa central e Europa. Fomenta a expressão da aprendizagem por meio de narrativas e desenhos, para mobilização do conhecimento da língua na regulação das emoções e desenvolvimento.
É pesquisadora do grupo Pensamento e Cultural, colaborando com teorizações, estudos empíricos e desenhos metodológicos. É professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal desde 1994, com experiencia de docência em todas as áreas da educação básica, coordenação de escolas inclusivas, Atendimento Educacional Especializado, Adequações Curriculares, formação de professores e gestores no que concerne a inclusão escolar de pessoas com deficiência e migrantes internacionais.
Tem interesse em experiências de grande impacto no desenvolvimento, de forte fator emotivo, como inclusão, imigração internacional, integração de migrantes mulçumanos, ingresso no trabalho, política, experiências religiosas, entre outras situações, com foco nas emoções, ações e motivações. Tem focado esforços em pesquisa e parcerias em migração internacional, como sentimento de pertencimento de migrantes mulçumanos no país, diferenças culturais entre brasileiros e migrantes de culturas asiáticas, diferenças linguísticas entre línguas do sul da Ásia e português entre outros que melhorem a qualidade de vida de migrantes internacionais do sul da Ásia no Brasil.
graduation at Letras - Espanhol from Centro Universitário de Brasília (1993), master's at Education from Universidade Católica de Brasília (2010) and doctorate at Psychology from Universidade de Brasília (2019). Has experience in Psychology, focusing on Psychology of the Human Development, acting on the following subjects: concepções.inclusão.exclusão.deficiência., inclusão, pais., concepções and alunos.