Ana Amélia Calazans da Rosa
Doctor in Applied Linguistics (State University of Campinas). Interests: New Literacies, Multiliteracies pedagogy, Teachers' education/training, Curriculum, language teaching-learning, Digital media for education.
Doutora em Linguística Aplicada pelo Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas (IEL/Unicamp) na área de Linguagem e Educação com foco nas teorias de (novos) Letramentos e de Multiletramentos para a formação de professores de línguas. Realizou estágio de doutoramento (2014/2015) na University of Illinois at Urbana-Champaign (Illinois, EUA), College of Education, sob supervisão do professor Dr. Bill Cope. Possui mestrado em Linguística Aplicada pelo Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas, na área de Língua Estrangeira com ênfase em políticas públicas para o ensino de inglês na rede estadual, currículo estadual e formação de professores. Nos últimos anos, seus principais interesses de pesquisa têm sido: multiletramentos e novos letramentos (letramentos digitais) na formação de professores (línguas materna e estrangeira), ensino híbrido e tecnologias na escola; translinguagem e ensino crítico de língua inglesa. Atualmente é professora adjunta do curso de Letras (Português e Inglês) na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM - Uberaba, Minas Gerais) e atua também como docente permanente do Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional (PROFLETRAS/UFTM) na linha "Estudos da Linguagem e Práticas Sociais". Atuou como coordenadora de dois cursos de Letras (Português e Espanhol / Português e Inglês) pelo biênio 2021-2023. Em 2021 tornou-se docente orientadora (inglês) da Rede Idiomas sem Fronteiras (IsF - Andifes). Atualmente atua como Coordenadora Institucional do PIBID UFTM, fomentado pela CAPES.
Áreas De Investigação
- Visão geral
- Afiliação
- Publicações
- Ensino
- Identidade
- Ver todos