área de pesquisa
- "Propostas para o inglês no Ensino Fundamental I público: plurilinguismo, transculturalidade e multiletramentos"
- A compreensão e a produção oral nas aulas de FLE - os jogos teatrais como meio de comunicação
- A configuração da disciplina de Língua Portuguesa em região de imigração: o caso de Blumenau
- A emergência do conceito da interculturalidade no ensino e aprendizagem de língua estrangeira
- A Heterogeneidade Linguístico-Cultural Em Foco No Ensino-Aprendizagem Da Produção Oral Em Português Como Língua Estrangeira
- A MÚSICA COMO RECURSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA NOS LIVROS DIDÁTICOS
- A produção escrita: o computador como ferramenta pedagógica no ensino e na aprendizagem da língua materna
- A relação professor/livro didático no ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa na 4ª série do ensino fundamental
- Ademar da Silva
- Ana Amélia Calazans da Rosa
- As atividades de compreensão oral como input para a produção oral/escrita em português língua estrangeira: preparação para o exame CELPE-Bras
- As atividades de redação em livros didáticos (1955-1973) de Theobaldo Miranda Santos.
- As Diretrizes Curriculares Estaduais e a sala de aula de língua inglesa : uma investigação acerca das percepções de professores do Estado do Paraná
- Cláudia Hilsdorf Rocha
- Compreensão escrita em manuais didáticos de PLE
- Crenças no ensino-aprendizagem do Português como Língua de Herança: problematizações acerca da “aula de PLH” como espaço de letramento, atravessamento e constituição social
- Drielle Caroline Izaias Juvino Souza
- Ellen Susan Ferreira Formigosa Marie-Rose
- Ensino de inglês para a interculturalidade: investigando as representações discentes no ProFIS/Unicamp
- Grupo de Pesquisas em Ensino-Aprendizagem de Línguas Estrangeiras
- Histórias em quadrinhos no ensino-aprendizagem do português como língua de herança
- Interação verbal e ensino de uma competência discursiva oral em turmas de francês língua estrangeira de Macapá
- Jocilene Costa Pimentel
- José Carlos Chaves da Cunha
- L'enseignement et l'enseignement et l'évaluation de l'oral en neuvième année fondamentale - Système éducatif haïtien
- LINCA-For - Línguas, Culturas, Acolhimento e Formação
- Luciana Cabrini Simões Calvo
- Línguas fronteiriças e integração regional franco-brasileira: por um ensino relacional do português na Guiana e do francês no Amapá
- Maria Fachin Soares
- Materiais Didáticos e Ensino do Oral: Práticas de Sala de Aula de Francês Língua Estrangeira em Turmas de 5ª Série.
- Memórias de leitura de professores de Língua Portuguesa: uma análise das práticas de leitura de professores da Educação Básica
- O ( inter)cultural em livros didáticos de português para estrangeiros
- O ensino de produção oral nos cursos de graduação em Letras (Inglês) de Belém do Pará: uma abordagem por gêneros do discurso
- O ENSINO-APRENDIZAGEM DA PRODUÇÃO ESCRITA EM TURMAS HETEROGÊNEAS DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA: DAS TAREFAS AO EXAME CELPE-BRAS
- O ensino-aprendizagem do francês através das culturas e das literaturas francófonas das Antilhas
- O gênero resumo acadêmico na formação docente inicial
- O implícito e o ensino da língua materna: o exílio da significação criativa
- O lugar dos gêneros do discurso nos projetos e relatórios de estágio do Curso de Graduação em Letras Inglês/Português da Universidade Regional de Blumenau: ontem e hoje
- Ontologia do presente das línguas estrangeiras na educação básica brasileira: capitalização das línguas, do ensino e das subjetividades.
- Paula Graciano Pereira
- Pour des approches communicatives et interactives de la lecture: regard porté sur les apprenants de la troisième secondaire du lycée Cent Cinquantenaire
- Processos Identificatórios e Aquisição da Oralidade em Francês Língua Estrangeira - FLE
- Produção, correção e avaliação de textos a partir dos gêneros do discurso
- Profissionalidade Docente e Ensino de Língua Espanhola (PRODELE)
- Provisões para Ensinar LE (Inglês) no Ensino Fundamental de 1ª a 4ª Séries: dos Parâmetros Oficiais e Objetivos dos Agentes
- Práticas de ensino de professores de português-língua estrangeira (PLE): os impactos da heterogeneidade no agir docente
- Práticas de ensino e produção de textos escritos na 8ª sériedo ensino fundamental:o quadro europeu comum de referência como ferramenta
- Rubia Mara Bragagnollo
- Uma abordagem (inter)cultural no ensino do FLE no Amapá: concepções e práticas do manual Portes Ouvertes
- UMA ANÁLISE DIALÓGICA DO DISCURSO DE GRAMÁTICAS PEDAGÓGICAS BRASILEIRAS NO PERÍODO SÓCIO-HISTÓRICO DE 1900 A 1960
- Yamilka Rabasa Fernandez
- Yuki Mukai