Publicações no BrCris
 

Valquiria Villas Boas Gomes Missell

Bachelor's in Physics from Universidade de São Paulo (1985), master's in Physics from Universidade de São Paulo (1988) and PhD in Sciences from Universidade de São Paulo (1992). Has experience in Education, acting on the following subjects: nanocrystalline magnetic materials, active learning, engineering education, magnetic and structural characterization and intergranular phase.
Possui bacharelado em Física pela Universidade de São Paulo (1985), mestrado em Física da Matéria Condensada pela Universidade de São Paulo (1988) e doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo (1992). Fez pós-doutorado no Laboratoire de Magnétisme Louis Néel do CNRS (Grenoble-França) e na Universidade do Minho (Guimarães-Portugal). Foi professora do Instituto de Física da USP entre 1995 e 2003. Foi professora convidada da University of San Diego (San Diego-California-EUA) de 2001 a 2002, e professora adjunta do Evergreen Valley College (San Jose-California-EUA) de 2002 a 2003 onde trabalhou principalmente na área de Ensino de Física. De 2003 a 2023, foi professora da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Tem sua formação principal na área de Física da Matéria Condensada, com ênfase em Materiais Magnéticos, tendo atuado principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento de materiais magnéticos e estudo das propriedades magnéticas e estruturais de materiais magnéticos nanocristalinos a base de (Nd,Pr)FeB. Atualmente, tem trabalhado nas áreas de Aprendizagem Ativa para o Ensino de Física e de Engenharia, de Formação Profissional de Professores de Engenharia e de Formação Continuada de Professores de Ciências e Matemática. Foi coordenadora dos projetos UCS-PROMOVE: Engenheiro do Futuro e UCS-PROMOPETRO: Novos Desafios para o Engenheiro do Futuro. Concebeu e foi coordenadora do projeto Encorajando Meninas em Ciência e Tecnologia do Programa ENGFUT-UCS de 2009 a 2018. Foi professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Ciências e Matemática e do Núcleo de Formação para Professores da UCS. Desde 2006, é membra do Steering Committee da rede Active Learning in Engineering Education (ALE). É membra do Editorial Board do European Journal of Engineering Education. Foi membra do Governing Board da Research in Engineering Education Network (REEN) de 2017 a 2021. Faz parte da Rede de Boas Práticas para a Captação de Alunas para a Engenharia que compreende pesquisadoras de países lusófonos. É coordenadora do Grupo de Trabalho em Aprendizagem Ativa na Educação em Engenharia da Associação Brasileira de Educação em Engenharia.

Áreas De Investigação áreas de pesquisa

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Publicações
  •  
  • Pesquisas
  •  
  • Ensino
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •