Doutorado em Letras pela Universidade de São Paulo (2008), com bolsa-sanduíche Capes (Université Paris VIII) , mestrado em Educação pela Universidade São Francisco (2000), graduação em Pedagogia pela Faculdade Educação Campos Salles (1988), graduação em Letras pela Faculdade Filosofia Ciências Letras Sorocaba (1972). Em 2013, concluiu o pós-doutorado no programa de Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, sob supervisão da Prof. Dra. Beth Brait, na linha de pesquisa: Linguagem e trabalho, Contribuições teórico-metodológicas da perspectiva dialógica de discurso para a análise das relações estilo, trabalho e construção de identidades, com o projeto de pesquisa ?Mídia impressa e discurso jurídico: ressonâncias dialógicas?, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com bolsa da FAPESP. Em 2014, iniciou nova pesquisa de pós-doutorado, com bolsa de pós-doutorado Junior/CNPq, para desenvolver o projeto ?Linguagem, argumentação e verbo-visualidade?, no mesmo programa de Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, ainda sob supervisão da Prof. Dra. Beth Brait. É editora executiva de Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso, e participante de seu Corpo Editorial; é também parecerista de diversos periódicos acadêmicas. Participa dos grupos de pesquisa/CNPQ, Linguagem, Identidade, Memória (www.linguagemememoria.com.br), como pesquisador integrante, cujos trabalhos de pesquisa se inspiram nas obras do Círculo de Bakhtin; do grupo de pesquisa Pensamento e Linguagem, GPPL/UNICAMP, em estudos que correlacionam linguagem/argumentação e construção do conhecimentodo; e do grupo GERAR/USP, de estudos de retórica e argumentação. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente no ensino de leitura e produção do texto argumentativo, língua portuguesa, retórica, argumentação jurídica. Tem experiência, ainda, na área de Educação, em Metodologia do Trabalho Científico e Didática do Ensino Superior.
She holds a PhD in Language and Literature from Universidade de São Paulo (São Paulo University) (2008), with split-site (Universidade de São Paulo ? São Paulo University/ Université Paris VIII) scholarship from CAPES (Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel), a master?s degree in Education from Universidade São Francisco (2000), a bachelor?s degree in Pedagogy from Faculdade de Educação Campos Sallles (1998), and a bachelor?s degree in Language and Literature from Faculdade Filosofia Ciências Letras Sorocaba (1972). In 2013, she completed post-doctoral studies in the post-graduate programe Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (Applied Linguistics and Language Studies ? LAEL) from Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (São Paulo Catholic University - PUCSP) with FAPESP (São Paulo Research Foundation) scholarship, under the supervision of Professor Beth Brait in the research field of Language and work, Theoretical-methodological contributions of the dialogical discourse perspective for the analysis of the relations between style, labor and identity construction. Her research project was entitled ?Mídia impressa e Discurso jurídico: ressonâncias dialógicas? (Print media and juridical discourse: dialogic resonance). In 2014, she started a new reasearch in her post-doctoral studies with CNPq (Brazilian National Research Council) scholarship (bolsa de pós-doutorado Junior/CNPq), in the same post-graduate program; her project is ?Linguagem, argumentação e verbo-visualidade? (Language, argumentation and verbo-visuality). She is editor and member of the advisory board of Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso (Bakhtiniana. Journal of Discourse Studies), reviewer of several scientific journals, member of the following research groups at CNPq: ?Linguagem, Identidade e Memória? (Language, Identity, and Memory ?www.linguagemememoria.com.br), whose research is inspired by the work of the Bakhtin Circle; ?Pensamento e Linguagem? (Thought and Language) at Universidade de Campinas (Campinas University), whose studies correlate language/argumentation with knowledge development, and ?Grupo de Estudos de Retórica e Argumentação? - GERAR (Rhetoric and ArgumentationStudy Group) at Universidade de São Paulo, whose works are mainly about rhetoric and argumentation. She has experience in the area of language and literature, with an emphasis on Portuguese language, and mainly works with the teaching of how to read and write argumentative texts, Portuguese language, rhetoric, and legal argumentation. In higher education, she also has experience in the area of education, scientific work methodology, and didactics. (Text informed by the author).