Publicações no BrCris
 

Antonia Aleksandra Mendes Oliveira

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Goiás (conclusão em abril de 2021), com estágio de doutorado sanduíche no Programa de Doutoramento em Sociologia do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (setembro de 2018 a fevereiro de 2019), no laboratório LIFE. Mestra em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (2015). Graduada em Ciências Sociais - Bacharelado (2009) e Licenciatura (2008), Especialista em Psicopedagogia (2012); Graduada em Pedagogia - Curso de Formação de Professores (2000), todos os últimos cursos pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, Sobral (CE). No magistério, teve experiência como professora substituta na Universidade Estadual Vale do Acaraú em 2012 e 2015; e como professora colaboradora em 2011 e 2010.2. Lecionou as disciplinas de: Fundamentos históricos, filosóficos e sociológicos da educação I e II; Psicologia da Educação I e II; Estágio Curricular Docente; Gestão de processos e modalidades educativas; Antropologia Cultural; Introdução às Ciências Sociais e Teoria Sociológica em vários cursos desta instituição. Também foi professora (rede estadual e municipal), coordenadora pedagógica e diretora escolar na Educação Básica de Sobral, de 1998 a 2010. Alcançou o Prêmio Escola de Sucesso nos anos de 2008 e 2009, pela Secretaria Municipal de Educação de Sobral pela melhoria nos rendimentos de aprendizagem da escola. É pesquisadora vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Culturas Juvenis (Gepecju/ UVA) - cadastrado no diretório do CNPq -, coordenado pelas professoras Isaurora Cláudia M. de Freitas e Ivna Holanda, respectivamente dos cursos de Ciências Sociais e de Pedagogia da UVA. Como gestora, conduziu a Escola Araújo Chaves, em Bilheira/Taperuaba, ao prêmio "Escola de Sucesso", concedido pela Secretaria Municipal de Educação de Sobral, em função da elevação dos rendimentos de aprendizagem do 1º ao 5º anos e Meta 2, em 2008 e 2009. Conquistou a primeira colocação, no 5º ano, em todo Estado do Ceará, segundo avaliação do (Spaece), realizada em 2009. Em 2010, a equipe recebeu novamente o prêmio "Escola de Sucesso", pelas mesmas turmas já citadas e expandiu as melhorias de rendimentos de aprendizagem para todo o ensino fundamental II. De acordo com avaliação da Prova Brasil, realizada pelo Governo Federal, sua escola atingiu o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 7,2, que a colocou entre as 150 mais bem avaliadas em todo o Brasil, em 2010 (último ano da gestão). Desde então, a Escola Araújo Chaves tem se consolidado como uma das que possui os melhores Ideb do País; a última avaliação atribuiu nota 9,5.
bachelor's at Ciências Sociais - Licenciatura from Universidade Estadual Vale do Acaraú (2008), bachelor's at Curso de Formação de Professores from Universidade Estadual Vale do Acaraú (2000) and bachelor's at Ciências Sociais - Bacharelado from Universidade Estadual Vale do Acaraú (2009). Has experience in Education, focusing on Educational Administration, acting on the following subjects: educação escolar, juventude, violência, experiências de ensino and situação de emergência.

Áreas De Investigação áreas de pesquisa

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Publicações
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •