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Prof. Dr. Joaquim Tavares da Conceição

Doutor em História (2012) pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Bahia, Mestre em Educação (2007) e Graduado em História pela Universidade Federal de Sergipe (1993), Especialização em Direito Processual pela Universidade Federal de Santa Catarina, Bacharel em Direito pela Universidade Tiradentes (1996), Advogado (OAB-SE 2462). Professor efetivo da Universidade Federal de Sergipe da Carreira do Magistério do Ensino Básico Técnico e Tecnológico, lotado no Colégio de Aplicação (CODAP-UFS), professor permanente (Mestrado e Doutorado) do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFS e do Programa de Mestrado Profissional em História (ProfHistória-UFS). Também é líder do GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: Memórias, sujeitos, saberes e práticas educativas (GEPHED). Avaliador do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2016: História: ensino fundamental anos iniciais.
Pós-Doutorado em Educação, realizado no Programa de Pesquisador de Pós-Doutorado (PPPD), da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com bolsa de Pós-Doutorado Sênior do CNPq (2022). Doutor em História - UFBA (2012), Mestre em Educação - UFS (2007), Graduado em História - UFS (1993), Bacharel em Direito UNIT (1996), Especialização em Direito Processual (UFSC). Professor Titular da Universidade Federal de Sergipe com atuação no Colégio de Aplicação, no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED-UFS) e no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - PQ 2. Líder do Grupo de Pesquisa em História da Educação: Memórias, sujeitos, saberes e práticas educativas (GEPHED/CNPq/UFS). Coordenador Adjunto do Programa de Mestrado Profissional em História, PROFHISTÓRIA/UFS (8/2023 - 7/2025). Participou como avaliador do Programa Nacional do Livro Didático e do Material Didático: PNLD 2017- História. Anos Iniciais do Ensino Fundamental; PNLD 2018 - Ensino Médio; PNLD 2019 - Anos Iniciais do Ensino Fundamental; PNLD 2020: Anos Finais do Ensino Fundamental; PNLD 2024: Anos Finais do Ensino Fundamental. Coordena o Centro de Pesquisa Documentação e Memória do Colégio de Aplicação (UFS). Membro do Conselho Editorial da Universidade Federal de Sergipe (2018-2022). Editor da Revista do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe (2018-2020). Membro de comissões de pesquisa da UFS: Comissão de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (COMPQ/UFS), Comissão Coordenadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (COMPIBIC/UFS) e Comissão Coordenadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (COMPIBITI/UFS). Membro do corpo editorial da Revista Tempos e Espaços em Educação e da Revista do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe. Sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe e da Sociedade Brasileira de História da Educação. Desenvolve pesquisas e orientações (IC, Mestrado e Doutorado) nas áreas da História da Educação e Ensino de História. Temáticas/eixos de pesquisas na área da História da Educação: Memória e patrimônio histórico educacional; Centros de memória em espaços educativos; História das instituições e/ou práticas educativas, Intelectuais e projetos educacionais, História da educação profissional. Também orienta e desenvolve atividades no Ensino de História. Coordena projeto contemplado com auxílio financeiro por meio da Chamada Universal CNPq/MCTI/FNDCT N 18/2021 - Faixa A. Membro da equipe de pesquisadores da Cátedra Marquês de Pombal (Camões, I.P. / UFS).

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