Anna Carolina Venturini
Pós-doutoranda no Departamento de Sociologia da Universidade de São Paulo (USP). Concluiu pós-doutorado no Programa Internacional e Interdisciplinar de Pós-Doutorado (IPP) do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) (2019-2022). Coordena o Observatório de Ações Afirmativas na Pós-graduação (obaap) e é coordenadora de pesquisas no Afro - Núcleo de Pesquisa e Formação em Raça, Gênero e Justiça Racial do CEBRAP. Também é pesquisadora do Centro de Análise da Liberdade e do Autoritarismo (LAUT) e do Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa (GEMAA - IESP/UERJ).
Doutora em Ciência Política (2019) pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), tendo realizado parte de sua pesquisa de doutoramento na qualidade de Visiting Fellow na Universidade de Harvard (2017). Em abril de 2020, a tese ganhou o Prêmio de Melhor Tese de Ciência Política defendida em 2019 no Concurso de Melhor Tese do IESP-UERJ. Em 2022 foi pesquisadora visitante no Observatoire sociologique du changement (OSC) da Sciences Po. Mestre em Direito do Estado (2014) e Bacharel em Direito (2010) pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP).
Desde 2020 ministra cursos sobre condução de entrevistas e análise de dados qualitativos no NVivo no Cebrap.lab e em outras instituições. Em 2018 recebeu o Mark Claster Mamolen Fellowship do Afro-Latin American Research Institute (ALARI) da Universidade de Harvard. Em 2021 se tornou grantee do Instituto Serrapilheira, bem como recebeu o Diversity and Inclusion AGR Grant for Early Career Scholars da American Political Science Association (APSA) e o Small Research Grants programme da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP).
Integra o Comitê de Gênero, Raça e Sexualidade da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP) na gestão 2020-2022. Foi pesquisadora do Núcleo de Direito, Gênero e Identidade da FGV Direito SP (2017-2018). Integrou o comitê editorial do periódico Cadernos de Estudos Sociais e Políticos (CESP) no período de 2016-2018, e a Comissão de Igualdade Racial da OAB-SP no biênio de 2016-2018. Co-autora do livro ?Ação afirmativa: conceito, história e debates? (EdUERJ).
Tem experiência com pesquisas qualitativas (entrevistas e grupos focais) e quantitativas (survey e análise de dados). Pesquisadora na área de ações afirmativas raciais e de gênero, políticas públicas, ensino superior, agenda decisória e mudança institucional.
http://annaventurini.com.br/
graduation at Direito from Universidade de São Paulo (2010), master's at Law from Universidade de São Paulo (2014) and doctorate at CIÊNCIA POLÍTICA from Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2019). Has experience in Political Science, focusing on Public Politics, acting on the following subjects: ações afirmativas, pós-graduação, universidade pública, políticas públicas and ação afirmativa.
Áreas De Investigação
- Visão geral
- Publicações
- Identidade
- Ver todos
