Publicações no BrCris
 

Ana Clédina Rodrigues Gomes

Doutorado em Educação Matemática, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP, com pós-doutoramento pela Universidade Paulista Júlio de Mesquita Filho ? UNESP. Mestrado em Educação, pela Universidade Católica de Brasília; Graduada em Pedagogia, pela Universidade Federal do Pará - UFPA. Docente da Universidade Federal do Pará (UFPA), vinculada ao Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI), atuando no curso de Graduação em Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens e no Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), instituição que esteve vinculada de 2014 a 2022, atuando nas seguintes funções: Vice-Coordenadora do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (Profei) (2020-2022), Diretora Adjunta do Instituto de Ciências Humanas (2019-2022), Coordenadora Institucional do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) (2014-2018), Coordenadora do Curso de Pedagogia - Parfor Unifesspa (2019-2022), Coordenadora do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Relações Étnico-Raciais, Movimentos Sociais e Educação - N'UMBUNTU (2018-2021), Membro da Comissão Permanente para Diversidade, Heteroidentificação e Etnicidade da Unifesspa e docente do Curso de Pedagogia. É Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Currículo e Interculturalidade ? GEPECI (certificado pelo CNPq ? 2015 ? atual). Associada à Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). Membro do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Avançadas em Currículo (NIPAC/UNESP) (2013-atual) e do Grupo de Pesquisa em Antropologia e Educação ? GPAE (2023). Integra a Rede de Pós-Graduação em Educação da América Latina (RedPel). Linha de pesquisa: Docência e Diversidade. Desenvolve estudos nas seguintes áreas: currículo, ensino e interculturalidade na Amazônia; formação de professores (Educação Básica e Educação Superior); políticas educacionais; educação comparada em países da América Latina. No início da carreira exerceu o cargo de professora da Educação Básica da rede pública de ensino nos Estados do Pará e em São Paulo. Exerceu o cargo Técnico em Assuntos Educacionais no Ministério da Educação (2006-2010) e na Universidade Federal de São Paulo - Unifesp (2010-2014) e nessa mesma Universidade atuou como Professora Colaboradora do Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em Saúde (CEDESS), no Programa de Mestrado Profissional em Ensino e Ciências da Saúde.
graduate at Pedagogia from Universidade Federal do Pará (1997) and master's at Education from Universidade Católica de Brasília (2006). Has experience in Education, focusing on Methods and Techniques of Education, acting on the following subjects: ensino, motivação docente, educação de jovens e adultos, motivação da aprendizagem and formação de professores.

Áreas De Investigação áreas de pesquisa

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Afiliação
  •  
  • Publicações
  •  
  • Ensino
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •