Professora Titular da Universidade Federal de Viçosa. Pós-doutora pela FPCE da Universidade do Porto, Portugal (2020) e pela FaE/UFMG (2014). Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2005), com estágio de Doutoramento na Universidade do Porto, Portugal. Mestra em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1995); Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa (1992). Coordenadora do Programa de Pós- Graduação em Educação- PPGE/UFV; co-editora da Revista Educação em Perspectiva desse mesmo Programa; coordenou o Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio- UFV/ SEB/MEC/ SEDUC; foi presidente da Comissão de Pesquisa do Departamento de Educação UFV; Líder do Grupo de Pesquisa: Formação do Educador e Práticas Educativas- FORMEPE. Tem experiência na Educação Básica; foi Tutora do Grupo PET Educação, da UFV (2011 a /2012). Atuou como professora e Pedagoga na Escola Pública Municipal e Estadual. Tem desenvolvido pesquisas no campo da formação de professores, explorando, especialmente os temas aprendizagem e saberes da docência, processos de socialização profissional, trabalho e condições de trabalho docente, na educação básica e ensino superior; pesquisa qualitativa, Pesquisa narrativa e estudos autobiográficos.
bachelor's at Pedagogia from Universidade Federal de Viçosa (1992), master's at Education from Universidade Federal de São Carlos (1995) and doctorate at Education from Universidade Federal de São Carlos (2005). Has experience in Education, focusing on Education, acting on the following subjects: formação de professores, educação, avaliação da aprendizagem, aprendizagem profissional and professor universitário.