Antonio Edson Cadengue
Professor aposentado da UFPE; Mestre e Doutor em Teatro, pela Universidade de São Paulo, com dissertação e tese sobre o Teatro de Amadores de Pernambuco ("TAP: sua cena & sua sombra ? 1941/1991"), sob orientação do Prof. Dr. Sábato Antônio Magaldi. Foi professor da Universidade Católica de Pernambuco (1975-1977), na Universidade Federal da Paraíba (1979-1980/1996) e na Universidade Federal de Pernambuco (1981-1998). Ensaísta com diversos artigos publicados em revistas especializadas como Folhetim (Rio de Janeiro: Teatro de Pequeno Gesto), Setepalcos (Coimbra/Portugal) e Teatro al Sur (Buenos Aires/Argentina); autor de um capítulo do livro "Relendo o Recife de Nassau", com organização de Jomard Muniz de Britto e Gilda Maria Whitaker Verri (Recife: Ed. Bagaço, 2003). Também escreveu as orelhas dos livros: "Devassos no Paraíso", de João Silvério Trevisan (Rio de Janeiro: Record, 2000) e de "Barreto Júnior: o rei da chanchada", de Alexandre Figueirôa ( Recife: FCCR, 2002). Prefaciou o ensaio de Anco Márcio Tenório Vieira, "Luiz Marinho: o sábado que não entardece" (Recife: FCCR, 2004). Com Maria Lúcia Pereira colaborou na tradução do livro "As duzentas mil situações dramáticas", de Etienne Souriau (São Paulo, Ática, 1993). Fundador de diversos grupos teatrais se dedicou especialmente, a partir de 1990, à Companhia Teatro de Seraphim, que realizou excursões no país (Porto Alegre, Curitiba, Rio de Janeiro, São Paulo e João Pessoa) e fora dele como em Portugal (Lisboa, Porto, Tondela) e Cuba (Santiago de Cuba). Como encenador realizou vários espetáculos desde 1975, tendo montado autores como Luigi Pirandello ("Esta noite se improvisa"), Jean Genet ("O balcão" e "Os biombos"); William Shakespeare ("Sonho de uma noite de verão"); Anton Tchékhov ("O jardim das cerejeiras"); Eugène Ionesco ("A lição" e "A cantora careca"); João Silvério Trevisan ("Em nome do desejo", "Churchi blues" e "Hoje é dia do amor"); Nelson Rodrigues ("Viúva, porém honesta", "Toda nudez será castigada", "Valsa nº 6", "Perdoa-me por me traíres" e "Senhora dos afogados"); Luís Augusto Reis ("A filha do teatro", "Thy name" e "A morte do artista popular"), e Aimar Labaki ("Vestígios")
graduate at Licenciatura em Psicologia from Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (1977), master's at Arts from Universidade de São Paulo (1989) and ph.d. at Arts from Universidade de São Paulo (1991). Has experience in Arts, focusing on Theatral Direction, acting on the following subjects: história do teatro pernambucano, política cultural, entrevista, teatro brasileiro and nelson rodrigues.
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