Fabiane Puntel Basso
Fonoaudióloga pela Universidade Federal de Santa Maria, especialista em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria e em Fonoaudiologia Hospitalar pelo Centro Universitário São Camilo - Porto Alegre, mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria e doutora em Ciências da Linguagem (Didactique & linguistique) pela Université de Grenoble-Alpes, na França, com bolsa do programa de alto nível da União Européia ALBAN. Pós-Doutorado em Educação PUCRS/UFPel (PDJ - CNPq) e Psicologia (UFRGS). Tem experiência na docência universitária, no curso de Pedagogia da UFRGS (como professora temporária), nas disciplinas de Linguagem e Educação I e III; Didática, Planejamento e Avaliação; Análise e Produção do Texto Acadêmico; Seminário de Docência: Saberes e Constituição da Docência - 6 A 10 anos ou EJA; Leitura e Produção Escrita na Constituição Docente; Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem Oral e Escrita; Alfabetização: Concepções Teórico-Metodológicas; Anos Iniciais: As Práticas e seus Sujeitos e também como professora convidada do Curso de Fonoaudiologia da UFRGS, na disciplina de Transtornos de Aprendizagem da linguagem escrita. Tem experiência também na clínica fonoaudiológica, mais especificamente na área da linguagem oral e escrita. É uma das autoras da coleção ANELE (Avaliação Neuropsicológica da Leitura e da Escrita), volume 5 - AFLeT (Avaliação da Fluência de Leitura Textual), publicado pela editora Vetor. É membro do laboratório de pesquisa LIDILEM de Grenoble - França desde 2007 e dos grupos de pesquisa no Brasil GRUPRODOCI e NEUROCOG. Fez parte até o ano de 2013 do grupo de pesquisadores do projeto francês "lire et écrire à l'école primaire" (ler e escrever na escola primária), que estuda as aprendizagens de leitura e de escrita no início da alfabetização formal, financiado pelo Instituto Federal Francês de Educação. Iniciou em 2019 uma colaboração com a universidade francesa Paris 13, Sorbonne Paris Cité, com o grupo de pesquisa em Educação. Área de expertise: Linguagem e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: fundamentos didáticos-pedagógicos na educação escolar, alfabetização, linguagem oral, linguagem escrita (aprendizagem da leitura, escrita, fluência de leitura textual, compreensão leitora), consciência fonológica e aprendizagem autorregulada.
bachelor's at Fonoaudiologia from Universidade Federal de Santa Maria (2002), master's at Education from Universidade Federal de Santa Maria (2005) and doctorate at Sciences du Langage from Université de Grenoble (2011). Has experience in Speech Therapy, acting on the following subjects: envelhecimento, aprendizagem, consciência fonológica, comissão organizadora and leitura-escrita.
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