Publicações no BrCris
 

Prof. Dr. Claudio Andre Barbosa de Lira

He holds a bachelor's degree in Biological Sciences (Medical Modality) from the Federal University of São Paulo (2001), specialization in Exercise Physiology from the Federal University of São Paulo (2002), a master's degree (2004) PhD in Pharmacology, Federal University of São Paulo. He completed postdoctoral training at the Physical Education and Sports Center of the Federal University of Espírito Santo (2018). He was a professor at the Jataí Regional School of the Federal University of Goiás (2009 to 2013), where he acted as a masters student for the Postgraduate Program in Applied Health Sciences. He is currently Associate Professor at the Faculty of Physical Education and Dance (FEFD ) from the Federal University of Goiás and a postdoctoral program in the Health Sciences of the Faculty of Medicine of the Federal University of Goiás (master's and doctorate) and the FEFD Postgraduate Program in Physical Education. He is General Coordinator of the Goiana Network of Research in Exercise Physiology accredited to the Foundation for Research Support of the State of Goiás (FAPEG) and evaluator of undergraduate courses of the Ministry of Education (INEP / MEC). He is the author of the book "Physiology of Exercise" (1st edition, Manole Publishing House, 2016). According to the UFG Research Department, he is among the 10 professors with the highest scientific production of the UFG between 2012 and 2017. He has experience in the field of Physiology with emphasis on the application of the concepts of Exercise Physiology in health, disease and sport high performance and in the area of #8203;#8203;teaching of Health Sciences with emphasis in the teaching of Human Physiology and Exercise.
Possui graduação em Ciências Biológicas (Modalidade Médica) pela Universidade Federal de São Paulo (2001), especialização em Fisiologia do Exercício pela Universidade Federal de São Paulo (2002), mestrado (2004) e doutorado em Ciências (2008) pelo Programa de Pós-graduação em Farmacologia (Laboratório de Fisiologia do Exercício do Departamento de Fisiologia) da Universidade Federal de São Paulo. Realizou estágio pós-doutoral no Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Espírito Santo (2018). Foi professor da Regional Jataí da Universidade Federal de Goiás-UFG (2009 a 2013), onde orientou estudantes de iniciação científica e de mestrado pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Aplicadas à Saúde. Atualmente, é Professor Associado Nível 4 da Faculdade de Educação Física e Dança (FEFD) da UFG, onde atua em atividades de ensino, pesquisa e extensão; e Professor Visitante da Universidade Federal de São Paulo. No âmbito da pós-graduação, atua como orientador do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás (mestrado e doutorado) e do Programa de Pós-graduação em Educação Física da FEFD (mestrado). É Coordenador Geral da Rede Goiana de Pesquisa em Fisiologia do Exercício credenciada junto à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG) e avaliador de cursos de graduação do Ministério da Educação (INEP/MEC). É autor do livro "Fisiologia do Exercício" (1a. edição, Editora Manole, 2016). É consultor ad hoc das seguintes agências de fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG). De acordo com a Pró-reitoria de Pesquisa da UFG, estava entre os 10 professores com maior produção científica da UFG entre 2012 e 2017 e de acordo com a base de dados Scopus, está entre os 10 professores com maior produção científica da história da UFG. Tem experiência na área de Fisiologia com ênfase na aplicação dos conceitos da Fisiologia do Exercício na saúde, doença e esporte de alto rendimento e na área de ensino de Ciências da Saúde com ênfase no ensino de Fisiologia Humana e do Exercício.

Áreas De Investigação áreas de pesquisa

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Afiliação
  •  
  • Publicações
  •  
  • Ensino
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •