Marcela Cristina Quinteros concluiu a Licenciatura (1991) e o Bacharelado em História (1996) na Universidade Nacional de Córdoba (Argentina), tendo seus diplomas revalidados no Brasil. Obteve os títulos de Mestre (2002) e Doutora (2016) em Ciências, na área de História Social, na Universidade de São Paulo (USP). Concluiu os estágios pós doutorais em História na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e na Universidade Federal da Grande Dourados, dando continuidade à pesquisa em História Intelectual, Identidades Latino-americanas e Guerra Fria Cultural iniciada no Doutorado. Durante a graduação e o mestrado deu ênfase aos estudos em História Social, focados nos imigrantes estrangeiros na América. No Doutorado e Pós-doutorado passou a centrar a análise na construção de identidades nacionais, sociais e regionais por parte de intelectuais latino-americanos do século XX.
Atua na área de História Social e Política, com ênfase na história Latino-americana, Historiografia e Ensino de História. É autora individual e em colaboração com outros autores de diversos livros, capítulos de livro e artigos em periódicos científicos, além de numerosas traduções de livros e artigos. Participa na Associação Nacional de Pesquisadores e Professores de História das Américas (ANPHLAC), no Laboratório de Estudos de História das Américas (LEHA) e no Centro de Estudos de História da América Latina (CEHAL-PUCSP). É integrante e fundadora da Rede de Pesquisadoras e Pesquisadores sobre o Paraguay Ñande, criada em 2017 para a discussão e difusão das pesquisas desenvolvidas no Brasil sobre a História, Sociedade e Cultura do Paraguai.
bachelor's at Professorado em História from Universidad Nacional de Córdoba - Argentina (1991) and master's at History from Universidade de São Paulo (2002). Has experience in History, focusing on History of America, acting on the following subjects: história latino-americana, história argentina, história contemporânea, história rio-platense and história paraguaia.