Doutora em Informática na Educação, UFRGS (2016). Mestra em Saúde e Ambiente, UFMA (2008). Mestrado em Letras (UEMA, 2021-atual). Licenciada em Letras, Português/Inglês, UEMA (1998). Graduada em Pedagogia, ISEPRO (2017). Promotora Legal Popular (UEGO). Professora adjunta (Curso de Letras/Libras/UFMA). Membro permanente do Programa de Pós-graduação em Formação Docente e Práticas Educativas (PPGFOPRED/Mestrado Profissional em Educação). Possui experiência na área de educação e antropologia, com ênfase em ensino e formação docente, além de antropologia das populações afro-brasileiras e carcerárias. Líder do Grupo de Pesquisa Linguagens, Culturas e Identidades (CNPq). Membro do Grupo de pesquisa Feminismo Negro e do Grupo de Pesquisa: RELFET- Rede Latino Americana e Caribenha de Pesquisadores sobre Feminismos de Terreiros; Memória social Subjetividade e Cultura. Atua principalmente nos seguintes temas: diversidade cultural e relações étnico-raciais, tecnologias e tecnologias assistivas, ensino e formação de professores. Realiza estudos e pesquisas sobre linguagem, em uma interface com as tecnologias, cultura popular, poética de mulheres pretas, religiosidades afro-brasileiras e ensino de língua portuguesa como L2, para surdos.
bachelor's at Letras/Português-Inglês from Universidade Estadual do Maranhão (1998) and master's at Collective Health from Universidade Federal do Maranhão (2008). Has experience in Antropology, focusing on Antropology, acting on the following subjects: ensino, diversidade cultural, ensino. africanidade. pluralidade cultural, literatura and africanidade.