Charlotte Caroline Françoise Riom
Professora e pesquisadora, Charlotte Riom tem formação dupla em ciências humanas (Paris-Sorbonne) e francês língua estrangeira (UIUC, Il, EUA ? DAEFLE Alliance Française). Bailarina e musicista, conduz pesquisas em musicologia da dança. Sua pesquisa interdisciplinar para qual desenvolveu um método holístico para a análise, concentra-se na dramaturgia musical do balé, no diálogo das artes cênicas, e nas relações entre a música e a dança cênica. Concluiu recentemente um pós-doutorado em musicologia pela UFRJ, "Trilogia Amazônica Sobre Composições de Villa-Lobos: releitura da música pela dança cênica", sob orientação da professora Maria Alice Volpe (2020).
Possui um mestrado (2005) e um doutorado (2010) em musicologia e artes pela Universidade Paris-Sorbonne (Título da tese : "Apollon, Orpheus, Agon ou les étapes d?un cheminement spirituel : Une nouvelle interprétation de la trilogie grecque de Stravinsky et Balanchine, d?après une idée de Kirstein, à travers une perspective interdisciplinaire"). Concluiu o primeiro ano em notação Benesh no Conservatório Nacional Superior de Música e de Dança de Paris (CNSMDP - 2008) que apresentou na sua tese de doutorado. Na Universidade Paris 8 Vincennes - Saint-Denis, foi sensibilizada a notações coreográficas Sutton e Conté no departamento de dança e acompanhou o curso sobre dramaturgia musical no balé com o professor Gianfranco Vinay no departamento de música.
Atualmente, exerce o cargo de professora adjunta na Fundação Getulio Vargas no Rio de Janeiro (desde 2010). É responsável do programa cultural internacional ?Cultura europeia: Herança e modernidade? para qual ministra um curso em língua francesa e em ciências humanas e artes. Ofereceu um curso, "Arte e Relações Internacionais" no Programa de Pós- Graduação em História, Política e Bens Culturais (PPHPBC) da Escola de Ciências Sociais da Fundação Getulio Vargas (FGV CPDOC); e na graduação: um curso de história da arte, ?Olhares cruzados entre a Europa e o Brasil?; um módulo, ?Política cultural na França na aera da mídia digital: política cultural na França e os desafios na tecnologia digital?; e um curso de história musical ocidental, ?Música, sociedade, política?. Além disso, apresentou o módulo, ?A análise estética de obras coreográficas?, na linha de pesquisa Processos Formativos e Atuação Cênica pela UNIRIO.
É membro do Internacional Guild of Musician in Dance.
Desde dezembro de 2016, é titular de um certificado em Yoga Vinyasa (200h), reconhecido pela Yoga Alliance UK, pela Escola de Yoga Ying Yang Vinyasa, no Rio de Janeiro, dirigido pelo mestre Edson Ramos.
É autora de diversas publicações em sua área de pesquisa:
- ?Uma análise da releitura coreográfica de Erosão, composição de Heitor Villa-Lobos, por Luiz Bongiovanni?. RevistaMúsica, v. 20 n. 2 ? Dossiê Música em Quarentena Universidade de São Paulo, dezembro de 2020, p. 17-48. (ISSN eletrônico: 2238-7625).
- Música e sociedade: perspectivas interdisciplinares. Organizador(es): Bernardo Borges Buarque Hollanda, Charlotte Riom, Emanuel Araújo. Ebook, FGV Editora: Rio de Janeiro, 2019.
graduation at Musicologia from Universite de Tours (Universite Francois Rabelais) (2002), graduation at Musicologia from University of York (2003), master's at Musicologia from Université Paris-Sorbonne (2005), master's at Musicologia from Université Paris-Sorbonne (2004) and doctorate at Musicologia from Université Paris-Sorbonne (2010). Has experience in Arts, acting on the following subjects: cultura, francês, música, ballet and dança.
Áreas De Investigação
- Visão geral
- Publicações
- Identidade
- Ver todos
