Angela Chuvas Naschold é graduada pela Faculdade Porto Alegrense de Educação Ciências e Letras (FAPA). Possui Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestrado em Educação pela UFRGS, e Pós-Graduação em Administração de Sistemas Educacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Realizou Pós-Doutorado (Bolsa REUNI) em Linguística Aplicada (Área de Concentração Psicolinguística) no Programa de Pós-Graduação em Letras da PUCRS, em pesquisa interinstitucional com o Instituto do Cérebro da UFRN. Atuou em atividades de coordenação pedagógica na Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre (RS) e em escolas dessa Secretaria. Na UFRN é professora do Departamento de Educação/CERES, e colaboradora do Instituto do Cérebro. Coordena projeto projetos que tem como foco a investigação das bases didáticas, psicolinguísticas e neurais da língua materna e as suas repercussões na formação dos professores. É autora de (1) publicações teóricas (livros, capítulos de livros e artigos de periódicos); (2) materiais didáticos de atividades linguísticas (Portfólios Didáticos de Gêneros e Tipos Textuais e Reciclagem Neuronal da Leitura em Jogos) acerca dos aspectos fonográficos, mórficos, sintáticos, semânticos, pragmáticos e contextuais da língua materna; (3) livros de literatura infantil. Seus interesses atuais de pesquisa estão voltados para o estudo dos correlatos neurais e linguísticos da Língua Portuguesa, tendo como referência a ampliação da cognição e a formação de redes comunicativas na produção de materiais interdisciplinares de ensino considerando a interface Educação Integral, Psicolinguística, Neurociências e Tecnologias Múltiplas. Participa dos Grupos de Pesquisa do CNPq Ensino e Linguagem do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRN e Trabalho, Movimentos Sociais, Saúde e Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS.