Alice Atsuko Matsuda Pauli
Pós-Doutora em Mediação Digital e Materialidades da Literatura, pela Universidade de Coimbra/Portugal, com auxílio Capes. Doutora em Letras - Estudos Literários, pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Mestre em Literatura e Ensino, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Assis). Graduada em Letras Anglo-Portuguesas e Especialização em Letras - Literatura Brasileira, pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professora aposentada Associado 2, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Curitiba. Docente voluntária do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens (PPGEL). É líder do Grupo de Pesquisa Literatura Infantil e Juvenil: Análise Literária e Formação Do Leitor (UTFPR-CT); vice-líder do Grupo de Pesquisa Literatura e Design de Artefatos para Crianças e Jovens no Mundo Digital (UFSC). Participa também como membro do GT Leitura e Literatura Infantil e Juvenil, da ANPOLL; dos Grupos de Pesquisas RELER - Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Leitura (PUC - Rio) e do Grupo de Pesquisa Literatura e Cultura Contemporânea (ULBRA). Realiza pesquisa na área de Literatura Infantil e Juvenil, investigando Metodologia e Prática de ensino de Língua Portuguesa e de Literatura, Leitura e literatura na escola, Literariedade e formação do leitor, literatura digital e mídia na escola. ORCID https://orcid.org/0000-0003-3046-731
graduation at Letras Anglo Portuguesas from Universidade Estadual de Londrina (1985), master's at Language from Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001) and doctorate at Language from Universidade Estadual de Londrina (2009). He is currently professor titular at Universidade Tecnológica Federal do Paraná and professor titular at Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Has experience in Language, acting on the following subjects: método recepcional, literatura infanto-juvenil, leitura e literatura na escola, literatura brasileira and literariedade e formação do leitor - recepção.
Áreas De Investigação
- Visão geral
- Publicações
- Ensino
- Identidade
- Ver todos
