Publicações no BrCris
 

Márcia Aparecida Jacomini

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2008). Pós-doutorado pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2018), com estágio na Fondazione Istituto Gramsci, Roma, Itália. Graduada em Pedagogia com especialização em psicopedagogia pela PUC-SP (1990-1997). Professora Associada do Departamento de Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) - Campus Guarulhos. Desenvolve pesquisa em Políticas Públicas para Educação e Gestão Educacional. Coordena o Grupo de Estudo e Pesquisa em Política Educacional e Gestão Escolar (Geppege). É editora-chefe da Revista Fineduca e membro do Conselho Editorial da Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa. Participa da Rede Escola Pública e Universidade (REPU). Participa do Grupo Escola Pública e Democracia (GEPUD). Atualmente coordenada a pesquisa Mudanças curriculares e melhoria do Ensino público, financiada pela Fapesp e participa da pesquisa Ensino integral, gentrificação escolar e desigualdades: estudo longitudinal na rede estadual de educação de São Paulo (2012-2021), financiada pelo CNPq, Edital Universal 2021. Publicou os livros: Guerra na Bósnia: restauração capitalista num mundo globalizado (Moderna, 1998), Educar sem reprovar (Cortez, 2010) e O ensino em ciclos e os educadores: Rede Municipal de São Paulo (Novas Edições Acadêmicas, 2016.) e Antonio Gramsci e a Pesquisa Educacional (Alameda, 2022) Orcid http://orcid.org/0000-0003-2936-3174.
graduate at Pedagogia from Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1991), graduate at Habilitação Supervisão Escolar from Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (1993), graduate at Habilitação em Administração Escolar from Faculdades Associadas do Ipiranga (1993), master's at Education from Universidade de São Paulo (2002) and ph.d. at Education from Universidade de São Paulo (2008). Has experience in Education, focusing on Administration of Educative Units, acting on the following subjects: ciclos, progressão continuada, políticas educacionais, educadores and globalização.

Áreas De Investigação áreas de pesquisa

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Publicações
  •  
  • Pesquisas
  •  
  • Ensino
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •